sobre livros e a vida

13/10/2012

A arte das Crônicas !

Heey gente, tudo bem??

Hoje eu conheci um autor super divertido, Marcos de Sousa (vou falar mais sobre ele em um post amanhã), conversa vai conversa vem, o Marcos me falou de algumas crônicas que ele escreve, e me revelou um segredo que eu não vou contar… Enfim, ele me apresentou crônicas bem legais de sua autoria, e eu resolvi falar um pouquinho delas para vocês. Mas a propósito, você sabe o que é uma crônica?

Crônica é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal.
A crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.

Então, vamos conferir algumas das crônicas do Marcos?

Uma crônica quase romântica

Já não dá mais para disfarçar, está nos seus olhos, nos seus gestos, no seu olhar. Até a sua tia mala já percebeu e perguntou: “Vocês estão namorando?” e você continua no mesmo papinho de “somos só amigos”. É princesinha, meus pais eram amigos e eu nasci.
É rapaz, até os amigos do futebol já perceberam. E não tente disfarçar, a gente já sabe que você dá até pause no Xbox para responder os sms dela. Comento o dia que viram você rabiscando o nome dela no seu caderno e você mentiu dizendo que era o nome da sua mãe? Deprimente. Leia Mais…

Poderíamos nos casar


Despertei, no meio da noite, meio embriagado de sono, meio desejoso de você, meio com saudades de nossa última noite, meio com desejo de ver seu olhar e de súbito uma ideia me acometeu, da mesma forma que um vendaval aparece no meio de um parque, de uma vila. Ela apareceu e pipocava em minha mente de uma forma quase translúcida: poderíamos nos casar. Leia Mais…

O amor



Então você acorda, tira remelas dos olhos, vira para o lado e descobre que está amando. E sim, o amor acontece dessa forma. Ele é espontâneo e rebelde. Nasce como quer, aonde quer, da forma que quer. Ele não se preocupa com estereótipos ou com a opinião alheia.
O amor tem dessas coisas: você viaja para um lugar qualquer, Índia, talvez. Lá você vai a uma loja de pôneis e encontra o amor da sua vida, se casa e tem cinco filhos. Alguém arriscaria dizer que isso não é amor? Leia Mais…

Sou brasileiro com muito orgulho


O ano vai chegando ao fim, 2013 se aproxima e só se fala em uma coisa: Copa do Mundo. Já tem gente juntando os trocados do pão e do leite para comprar ingresso e outros estão discutindo nos botecos, tomando uma gelada, qual a melhor escalação da seleção. Criticam o treinador porque o comentarista da rede de tv Plim Plim disse que é uma vergonha o Brasil perder as Olimpíadas para o México. Leia Mais…

E então… Conferiram as Crônicas? Eu particurlamente adorei, principalmente as Poderíamos nos casar e Sou brasileiro com muito orgulho. Fiquem atentos as novidades do blog do Marcos, siga-o clicando AQUI.

Beijos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.