sobre livros e a vida

29/04/2012

29 de Abril… Dia Nacional de COMBATE ao Câncer de Mama

Heeey Ninas, como estão?! Hoje o Segredos Entre Amigas vez falar de um assunto sério. Câncer de Mama. Você sabia que hoje, 29 de Abril, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama?? Pois bem… Atualmente o Câncer de Mama é a principal cause de morte – de câncer – entre as mulheres de 39 a 58 anos, e como se isso já não fosse o bastante, a taxa de Câncer em mulheres com menos que 39 anos vem crescendo de 5% à 16% nos últimos anos. Porquê isso acontece?

Muitas mulheres não fazem o exame de mamografia que é ‘obrigatório’ a partir dos 40 anos. Mas muitas também não fazem o exame em casa, uma simples e prática apalpada nos seios podem salvar a vida de milhares de mulheres. Você sabia?

“A inspeção visual e a palpação sistemática de cada mama pela própria mulher devem ser realizadas geralmente do 7.º ao 10.º dia após o início da menstruação”. Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de mama são detectados pelo auto-exame, mas nesses casos o tumor frequentemente já ultrapassa dois centímetros.

No ano passado uma amiga minha foi diagnosticada com um tumor no seio, ela descobriu fazendo o auto-exame, e por sorte ainda não havia evoluído para um câncer, foi tratado e hoje ela está bem, e o surpreendente é que ela tinha apenas 15 anos. Percebam como a doença pode aparecer em qualquer estágio da sua vida.

Como se precaver? 

O especialista reforça que as mulheres devem realizar a mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais a partir dos 40 anos. Já a ultrassonografia não é utilizada como método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições, principalmente no esclarecimento de nódulos visualizados parcialmente na mamografia. Também é bastante importante na orientação de punções e biópsias de nódulos, que podem ser tanto sólidos quanto cistos – estes últimos passíveis ou não de serem aspirados e resolvidos. O médico reforça que as mulheres abaixo dos 40 anos devem ficar atentas aos sinais do câncer de mama e, assim que um deles for percebido, procurar um médico o mais rápido possível.

Os principais sinais são aparecimento de nódulo palpável nos seios ou de ínguas nas axilas, modificações na forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo. “Não são todos os nódulos palpáveis na mama que representam um tumor maligno. Também existem as alterações benignas, como os cistos e os fibroadenomas, que podem ser percebidos ao toque e têm evolução favorável”.

Lembre-se, não é apenas hoje que você deve se lembrar de fazer a ultrassonografia, ou o auto-exame… Mais vale perder 10 minutos durante o banho alguns dias após a sua mentruação do que perder anos de sua vida tentando combater um câncer que poderia nem ter surgido, não é?

Pense nisso !!

Espero que tenha ajudado a todas, e não esqueçam. Câncer de Mama se combate todo dia 🙂

Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.