Heey gente, tudo bem??
Todas as vezes que eu vejo essa propagando do Itaú na televisão acredito que ela é a melhor propagando que pode existir. Leia para uma criança, isso muda o mundo. Sim, isso realmente muda o mundo. Principalmente aqui, no Brasil, um país onde a desigualdade social é imensa, mas onde um livro pode conectar duas crianças de uma forma absolutamente encantadora.
Hoje em dia temos tantas possibilidades de diversão para as crianças. Computador, vídeo-game, televisão… São tantas opções que àquela opção mais valiosa e que necessita de uma maior compreensão da criança acaba sendo esquecida. Mas isso não é culpa das crianças. Isso é culpa dos adultos que a rodeiam; estão sempre ocupados com seus próprios bem-estar que esquecem que as crianças podem ter um bem-estar melhor com o auxílio deles.
A média de leitura do Brasil está aumentando. Sim, vamos comemorar. O brasileiro está lendo mais. Só que mesmo assim não estamos incentivando nossas crianças, não estamos mostrando a elas o mundo que nos foi apresentado – mesmo que na fase adulta (não no meu caso) – e que nos faz viajar por diferentes dimensões todos os dias. Por quê não damos esse privilégio a nossas crianças?
Incentivem seus filhos, irmãos, primos… Incentivem às crianças ao seu redor. Dê um livro de presente, leia uma história. Transforme o mundo. O indivíduo que lê tem mais habilidade para fazer tudo na vida. Tem a mente mais aberta, pensa com discernimento, entende com mais facilidade tudo o que se passa ao seu redor, aprende a lutar pelos seus próprios direitos, compreende a sociedade a sua volta. É uma pessoa melhor.
Leia para uma criança, ensine uma criança a ler. Apresente a ela esse mundo deslumbrante. Mostre o quão viajada ela ficará quando passar a caminhar com um livro ao lado. Ensine-a a montar uma biblioteca de 2, 3, 4, 10, 1.000 livros. Mostre a ela às maravilhas da leitura. Mude o mundo, nem que seja o pedaço de mundo no qual você vive.