sobre livros e a vida

01/03/2015

Tá Na Estante :: ‘Uma Vez’ #368

Oi, gente. Tudo bem?

Olha eu aqui com mais uma resenha para vocês. O escolhido de hoje é o segundo volume de uma trilogia distópica lançada pela editora Galera Record. Vamos conferir?!

Livro: Uma Vez
Série: Eva (#02)
Autora: Anna Carey
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Sinopse: Pela primeira vez desde que fugiu da escola, muitos meses atrás, Eva pode dormir tranquila. Ela está morando em Califia, um refúgio para mulheres, protegida do aterrorizante destino reservado às meninas órfãs na Nova América. Mas a estabilidade tem um preço: foi obrigada a se separar de Caleb, o garoto que ama. Mas, quando fica sabendo que ele está em perigo, abandona tudo para encontrá-lo e acaba caindo em uma armadilha. Agora, presa na Cidade de Areia e vigiada 24 horas por dia, Eva descobre um segredo de seu passado que não poderia ter imaginado nem em seu pior pesadelo. 

No primeiro volume da série, Eva descobriu que estava sendo enganada e fugiu da escola que vivia desde os cinco anos de idade, passando a viver no meio selvagem. Lá ela conheceu Caleb e apesar de a vida inteira ter ouvido que os homens eram horríveis, ela se apaixonou por ele. Porém, com as tropas do Rei de Nova América os perseguindo, Eva fugiu para Califia, um refúgio que ela acabou descobrindo ser só para mulheres, e com isso se separou do seu grande amor.

Uma Vez inicia-se algum tempo depois da chegada de Eva em Califia. Ela ainda sente falta de Caleb, mas aos poucos está se acostumando com a vida no refúgio. Maeve, uma das líderes, lhe acolheu em sua própria casa e a introduziu entre as outras garotas que lá viviam.

Para surpresa de Eva, sua grande amiga Arden, que lhe ajudou durante sua fuga, consegue chegar a Califia, apesar de estar bem diferente do que era, e as duas se tornam inseparáveis novamente. Porém, logo ambas percebem que a cidadela não é tão segura assim. Maeve somente aceitou Eva para barganhar para com o Rei, como uma moeda de troca, para garantir a independência de Califia. Ao saber disso, Eva e Arden decidem fugir e quando uma pista sobre o paradeiro de Caleb é ouvida, as duas sabem que está na hora de reencontrá-lo.

O único problema é que a pista é falsa e as duas garotas caem numa armadilha, sendo capturadas pelos soldados do Rei. Enquanto Arden é devolvida à escola para continuar o projeto de natalidade, Eva é levada à capital, a Cidade de Areia, onde encontrará o monarca.

Eva sempre acreditou que o Rei estava atrás dela porque queria que a menina fosse a mãe de seu herdeiro, mas a verdade a choca ainda mais. A garota descobre coisas sobre seu passado que têm um peso crucial em seu futuro, podendo colocar em risco todos os seus planos de ser feliz. E o pior de tudo: Caleb está sendo procurado por um crime que ela cometeu e sua pena será a morte.

Assustada e sem saber o que fazer, Eva precisa esconder seus medos e fingir que está tudo bem e que está feliz. Logo essa felicidade se torna real quando ela descobre que Caleb está na Cidade de Areia disfarçado, tramando um plano de fuga para os dois e muitos outros rebeldes, além de uma tentativa de derrubar o governo.

Porém, sempre há dificuldades no caminho e encontrar Caleb é um risco enorme para os dois, mas principalmente para ele. Só que o amor entre eles fala mais alto e logo os dois passam a se encontrar com frequência enquanto planejam sua fuga.

Será que Eva conseguirá escapar da Cidade de Areia com segurança? Quais os planos do Rei para ela? E quanto a Arden, o que será feito dela?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Assim que Eva lançou, no final de 2013, eu solicitei meu exemplar e li o mais rápido possível (resenha aqui). Me apaixonei pela história e fiquei ansiando pela continuação, mas 2014 começou e acabou e nada de Uma Vez ser lançado. Eis que então a Galera anunciou o lançamento para fevereiro e eu mal pude esperar para ter o livro em mãos, iniciando a leitura com as expectativas lá no alto… Quando eu vou aprender?!

A escrita de Anna Carey parece ter decaído nesse segundo livro. Tinha horas que eu queria jogar o livro pela janela, assim como teve horas que sofri com páginas e páginas de descrições desnecessárias e monólogos irritantes da protagonista. Além disso, a autora se perdeu completamente no rumo que estava dando à história, transformando a trama em algo incoerente e entediante, sendo que poderia ser algo sensacional.

Eva também regrediu bastante nesse livro. Era de se esperar que após o tempo vivendo na selva ou em Califia tivesse deixado-a mais madura, mas foi justamente o contrário. A protagonista tem 17 anos, mas age como se tivesse 12. É completamente boba e acredita em tudo aquilo que lhe falam. Anna até tentou fazê-la passar por esperta em algumas passagens, mas não me convenceu.

Senti muito a falta de Arden nessa continuação. No primeiro volume ela foi uma personagem extremamente cativante e que deu uns bons choques de realidade em Eva. Acho que foi justamente a ausência de Arden que deixou Eva tão chata.

Conhecemos alguns novos personagens, como o Rei, Beatrice, criada de Eva, e Clara, sobrinha do monarca. Ambos tinham um extremo potencial, mas a autora não soube desenvolvê-los da forma correta. Beatrice até consegue emocionar, mas o Rei e Clara, vilões em potencial, são completamente apáticos.

Quem roubou a cena foi o Tenente Stark. Apesar de aparecer poucas vezes, o homem conseguiu demonstrar sua vilania e deixar claro que Eva não sairia impune pelos seus atos. Quando apareceu em Eva, sempre soube que ele retornaria, mas não esperava que dessa forma, o que foi uma boa surpresa.

O final me deixou com um gostinho de quero mais, o que pensei que não aconteceria. Uma Vez foi um livro extremamente previsível e clichê e faltando pouquíssimas páginas para concluir a autora deu uma reviravolta na história que me convenceu a ler o terceiro volume, apesar de já saber que isso aconteceria.

Sobre o trabalho gráfico, mais uma vez Galera Record deu um show. A capa é uma adaptação da original e segue o padrão do primeiro livro. A revisão está ótima, assim como a tradução. A diagramação é simples, as letras e o espaçamento ótimos para a leitura e as folhas são amareladas.

Infelizmente, Uma Vez me decepcionou. Fiquei mais chateado não pelo fato de a história ter sido ruim, mas sim porque realmente queria ter gostado. Eu acho que é uma série que vale a pena ser lida e como tenho esperanças para o terceiro livro, Rise, deixo minha recomendação para vocês e um conselho: leiam sem expectativas e com um ótimo humor.

Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.