Oi, gente. Tudo bem?
Hoje vim contar para vocês o que achei de uma leitura rapidinha que fiz nessa última semana. O livro da vez é um nacional que deu origem ao filme É Fada!, estrelado pela YouTuber Kéfera Buchmann. Vamos conferir?!
Livro: Uma Fada Veio me Visitar
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 142
Sinopse: Semana de provas e duas notas vermelhas no bimestre. Luna estava preocupada com o seu futuro, ou com o futuro dos seus fins de semana, naquela véspera de prova de matemática. A mãe já havia avisado – mais uma nota ruim e nada de festas, cinema, praia, shopping, televisão ou computador por tempo indeterminado. Os dias não estavam sendo nada fáceis para esta menina de 13-quase-14 anos, cabelos ondulados, inteligente, sensível e descolada. Mas ela não podia imaginar o que a esperava naquela noite. Depois de dar uma ajeitada no quarto e devorar números e fórmulas até o limite da exaustão, Luna caiu no sono, livro de matemática no colo. E um mundo de descobertas incríveis teve início.
A vida de Luna é bem complicada para uma adolescente de 13-quase-14 anos. Ela não tem muitas amigas, devido ao seu estilo um tanto estourado e por pouco se importar com questões de moda e comportamento, como todas as patricinhas da sua escola. O relacionamento com a mãe não anda nada fácil devido à sua rebeldia e após a segunda nota vermelha no bimestre, Luna sabe que não será nada fácil aplacar a raiva da mãe.
Na noite anterior a uma importante prova de matemática, Luna sabe que precisa estudar muito. Se tirar mais uma nota baixa, pode dar adeus à sua liberdade até recuperar tudo no bimestre seguinte. Após uma discussão com a mãe sobre a bagunça do seu quarto, Luna enfia a cara nos livros e nas fórmulas até cair no sono.
E é no mundo dos sonhos que ela recebe a visita de uma garota bem estranha. Ela diz se chamar Tatu e ser uma fada, enviada do Reino das Fadas, para que Luna a ajude em sua missão. Obviamente a menina não acredita em nada. Quer dizer, quem na idade dela acreditaria em fadas? Ela só quer dormir e preocupar-se com a prova na manhã seguinte, mas Tatu é insistente.
Para surpresa de Luna, quando ela acorda, lá está a fada. À princípio a menina não acredita que aquilo possa ser real e crê ainda estar sonhando. Contudo, após algumas provas de Tatu, fica difícil negar que esta, vestida com roupas estranhas e um vocabulário perdido no tempo, é realmente uma fada.
Tatu veio ao mundo dos humanos porque precisa da ajuda de Luna, de uma forma que a garota nunca poderia imaginar. Para auxiliar Tatu, Luna precisa ficar amiga de sua arqui-inimiga, a patricinha Lara Amaral. Uma bomba vai estourar na vida de Lara e, de acordo com Tatu, a única que poderá ajudá-la será Luna.
A jovem, vendo o desespero da fada, acabará aceitando a missão. Todavia, aproximar-se de Lara e de seu jeito arrogante e esnobe não será nada fácil. Só que aos poucos, Luna vai percebendo que existe muito mais por trás da imagem de metida de Lara e que seus julgamentos podiam estar mais errados do que ela imaginava.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando soube do lançamento do filme É Fada!, confesso que não fiquei muito animado com a proposta da película. Todavia, ao descobrir que ele havia sido baseado em um livro infantil da autora Thalita Rebouças, fiquei curioso quanto à obra original e resolvi solicitá-la de parceria este mês para a editora Rocco.
Nunca tinha lido nenhum dos livros mais infantis de Thalita, li apenas seu mais recente lançamento e não tive uma boa experiência com a autora. Contudo, nessa obra, adorei a escrita dela e me vi preso em sua narrativa logo nas primeiras páginas. A autora tem um jeito bem leve de contar a história, algo bem voltado para seu público, e mesmo não sendo o alvo do livro, me senti bastante imerso.
A obra é narrada em terceira pessoa, principalmente sob a perspectiva de Luna. Ela é uma personagem bastante interessante e gostei do seu jeito de enxergar a vida. Ela está mais preocupada em viver do que se importar com o que os outros pensam dela, algo raro para uma menina de 13 anos. Fora seu lado rebelde, ela é bastante certinha e está sempre disposta a ajudar quem precisa dela.
Porém, quem roubou a cena pra mim foi a fada Tatu. Que personagem maravilhosa! Ela se veste com umas combinações duvidosas e usa gírias dos anos 60, o que torna tudo muito engraçado. Além disso, Tatu é bastante atrapalhada e coloca Luna em cada confusão que vocês nem imaginam. Adorei.
O ponto mais alto do livro foi o modo como Thalita Rebouças abordou o bullying. Quer dizer. O livro não tem nada de original, é até bem previsível, mas a forma como a autora inseriu esse contexto na trama me agradou bastante. Ela retratou uma forma de redenção, além do quanto a amizade é importante nos momentos mais difíceis.
O desfecho foi bastante divertido e até consigo imaginar uma continuação para essa história. Uma Fada Veio Me Visitar foi publicado originalmente em 2007, então ano que vem, 10 anos depois, seria interessante a autora revisitar essa história e esses personagens, que tenho certeza que agradaria bastante o público.
Quanto à edição física, não há muito a dizer. A capa é bonitinha e tem bastante a ver com a história. A diagramação é simples, o espaçamento é bom e a fonte é grande. Só tenho ressalvas quanto às páginas brancas e alguns errinhos de revisão, principalmente em questão às separações silábicas, que me incomodaram bastante durante a leitura.
Uma Fada Veio Me Visitar é um livro leve e divertido, que apesar de não muito original, tenho certeza que vai agradar muitos leitores. Ainda quero ver o filme para descobrir como ficou a adaptação, mas já pude perceber que ficou bem diferente, o que é uma pena. Sendo assim, recomendo muito a leitura!
Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.