Oi, gente. Tudo bem?
Livro: O Encantador de Flechas
Série: Supernova (#01)
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 440
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.
O Encantador de Flechas narra a história de Leran Yandel, um jovem prestes a completar 18 anos. Ele vive na cidade de Acigam, que possui um governo extremamente controlador e autoritário liderado pelo Rei Evandro Cardocia. Isolada pro muros, o ensinamento dos jovens foi manipulado de forma que eles não tomassem conhecimento da Ciência das Energias. Nessa ciência, o homem tem a habilidade de manipular os elementos. É o que conhecemos como magia. Seus praticantes são denominados magos e, se descobertos pelo governo, serão punidos com a morte.
Leran a conhece através de Bretor, seu avô. Um senhor que se passa por simples artesão, mas que não hesita em ensinar e treinar seu neto, que descobre ter uma grande afinidade com a magia. Os encontros acontecem na calada da noite e certa vez, os dois se veem em meio a um conflito entre magos da Guilda e os soldados de Cardocia. Leran presencia quando um Silenciador, espécie de soldado capaz de anular a magia e responsável de eliminá-la do reino, mata um mago a sangue frio.
A partir daí, Leran percebe que sua jornada a cerca de seus dons não será nada fácil. Segredos sobre sua família são descobertos e ao lado de sua irmã Luana e da jovem órfã Judra, Leran enfrentará essa guerra que está apenas começando. Se quiser proteger aqueles que ama, Leran terá que ser mais forte do que nunca.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Eu conheci o livro quando foi lançado pelo selo Novos Talentos da Editora Novo Século, lá em 2013, mas nunca teve a oportunidade de ler. A Dreeh só teve o prazer de conhecê-lo quando a Novo Conceito relançou, agora em 2015, e já o desejou logo de cara. Mas essa diferença não afetou em nada a nossa leitura. Ambos mergulhamos de cabeça nessa aventura fantástica.
A escrita de Renan Carvalho é ótima. O autor conseguiu me envolver e me convencer com o universo que criou. O problema foi que demorei muito a engatar na leitura. As primeiras páginas são uma apresentação de toda a trama e o livro só foi realmente engrenar lá pela página 100.
O livro é narrado em primeira pessoa e dividido em quatro partes. Três delas são narradas por Leran, e no meio disso surge, uma parte narrada pela misteriosa Judra. Temos a oportunidade de conhecer um pouco mais a personagem, mas não é algo imperdível. Essa parte podia ter sido melhor aproveitada.
Os personagens principais foram muito bem desenvolvidos. Logo de cara gostei de Leran e conforme o livro foi avançando, mais eu torcia por ele. Luana também me cativou, mas no começo ela foi um tanto subestimada, esquecida.
Renan inseriu um romance entre Leran e Judra e achei isso um pouco desnecessário. Acredito que se fosse algo a ser desenvolvido no decorrer da série teria sido mais atraente, mas logo no primeiro livro ficou parecendo um tanto forçado. Como um subterfúgio para fugir do clima de fantasia e dar aos fãs de romance um pouco do que eles tanto gostam.
O final foi bem convincente, terminando com um cliffhanger daqueles! Deixando o leitor bem ansioso por sua continuação: A Estrela dos Mortos. Acho que se o autor seguir nesse ritmo, a série terá o merecido destaque e fará um enorme sucesso.
Sobre a edição física, a Novo Conceito fez um trabalho maravilhoso. A capa é uma adaptação da original e ficou muito melhor visualmente. A diagramação é simples, mas ao longo do livro encontramos ilustrações lindas, no mesmo estilo da capa. A revisão está ótima, apesar de ter encontrado alguns erros, mas nada muito absurdo. As folhas são amareladas e a fonte é grande.
Pra finalizar, O Encantador de Flechas foi um ótimo livro introdutório para a série. Eu com certeza recomendo a todos essa leitura, principalmente aos bons fãs de fantasia. Se joguem e conheçam esse universo tão único!