Olá, pessoinhas!
Aqui é a
Denise do
Blog Sacudindo as Palavras e hoje estou aqui a convite do
Leo para falar sobre um lançamento deste ano do selo
Dark Love, da
Darkside Books. Vamos conferir?!
Livro: Só os Animais Salvam
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: Darkside Books
Páginas: 240
Sinopse: Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.
Só os Animais Salvam é um livro de contos, que traz 10 histórias narradas por almas de animais, como camelo, gato, urso, entre outros, que morreram durantes episódios de guerra. A autora mostra como é o impacto desses conflitos históricos, como a Primeira Guerra mundial, Guerra Fria, Guerra do Iraque tem na vida de diferentes animais, mesmo que eles não estejam diretamente “dentro” da guerra.
|
Foto por Resenhando Sonhos |
A maneira como a autora constrói as tramas, fez eu me apegar pelos animais e sentir um aperto no coração com todos os acontecimentos. O livro é narrado pelo ponto de vista dos animais e a escrita leve e sensível consegue passar o medo, o amor e o sofrimento desses animais nas diversas situações vividas por eles.
Dentre os contos, eu gostei muito de três: Alma de gata, no qual uma gata vai parar em uma trincheira, durante a Primeira Guerra Mundial e, na esperança de voltar a sua casa, relembra a vida que tinha com sua dona antes de chegar ali. Alma de cachorro, que vai mostrar o sofrimento de um cachorro durante a Segunda Guerra Mundial, que sem ter o que comer quebra seus próprios “princípios”. Alma de mexilhão, que mostra a saga de um mexilhão por uma nova vida, mas que acaba em Pearl Harbor no exato momento em que acontece um dos bombardeios mais famoso e mortal da Segunda Guerra.
“Aqueles que agem humanamente com animais não são necessariamente gentis com seres humanos.”
Uma coisa muito legal é que a todo momento encontramos menção a outros autores, como Tolstói e Virginia Woolf, citando suas obras ou trechos de seus livros. No final da obra há uma lista completa de tudo que a autora usou como referência nos contos.
|
Foto por Resenhando Sonhos |
A Darkside como sempre caprichou na edição. Durante toda a leitura encontramos ilustrações dos animais correspondentes a cada conto. Além disso, antes deles, acompanhando o título, há título a data e o local de morte do animal. Sendo assim, com essas informações entendemos o contexto histórico em que se passa a história.
Concluindo, Só os Animais Salvam é uma leitura reflexiva e, por vezes, triste, que mostra um o quão prejudicial são os conflitos de guerra, não só para nós, humanos, mas para os animais também. Leitura recomendada!
Beijos e até qualquer hora!