Oi, gente. Tudo bem?
Recentemente anunciei aqui no blog que havia fechado parceria com a autora Rosa Mattos. Hoje vim trazer minha opinião sobre a obra, que foi uma cortesia da autora. Vamos conferir?!
Livro: Paredes Vivas
Autora: Rosa Mattos
Páginas: 196
Editora: Dracaena
Sinopse: Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.
![](https://www.barbarasa.comwp-content/uploads/2022/09/5_estrelas-2.png)
Você conseguiria esconder seu sofrimento em nome do amor?
O livro conta a história de Mauren, uma menina um tanto reservada, mas muito esperta, com uma maturidade muito grande para a idade. Após perder o pai, que morreu afogado em um lago durante uma tempestade, sua reserva aumentou ainda mais. Além disso, a menina passou a ter pesadelos sombrios, fortes demais para alguém de sua idade.
Para poupar sua mãe de mais sofrimento, já que esta estava com uma saúde debilitada e vivia em constantes discussões com o cunhado Vicente, sobre o futuro da empresa que era do marido, Mauren aprendeu a esconder muito bem seus sentimentos, sofrendo em silêncio muitas vezes.
Quando volta para a escola após as férias de verão, Mauren conhece Tobias, um garoto misterioso que atiçava a curiosidade e a paixão por desafios da garota. A partir daí, uma grande amizade nasce e eles se tornam parceiros, se aventurando pelo cemitério da cidade. E uma dessas visitas tem bastante importância pro decorrer da narrativa.
As coisas na casa de Mauren estão tensas, pois a saúde de sua mãe está cada vez pior e sua vida está em risco. Além disso, a menina perde a confiança em pessoas bem próximas a ela. Mas o pior é que a saudade que tem do pai e os problemas com a mãe deixaram um peso enorme sobre a garota e só Tobias pode lhe amparar nesse momento.
A escrita de Rosa Mattos é perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão de Mauren. Assim podemos nos sentir mais incluídos na história da garota e enfrentar todas as dificuldades ao seu lado.
Os personagens foram muito bem estruturados, passando a idéia de realidade. Tobias é de longe meu personagem favorito, com suas travessuras de criança e o modo como vai amadurecendo. Mauren é um exemplo de força e maturidade. Em alguns momentos a achei adulta demais e em outros criança demais, mas sem desmerecê-la nem um pouco. Ione, a mãe de Mauren, e Nice, a empregada da família, são as pessoas mais bondosas da narrativa, sendo a constante fonte de carinho de Mauren durante seus dilemas.
Em apenas 195 páginas eu ri, chorei, senti raiva, chorei mais um pouco e me senti feliz. O passar dos anos me deixava um pouco confuso, mas isso não chegou a ser um defeito. Gostei muito que Rosa não poupa detalhes e nos choca constantemente, o que achei um golpe de mestre. A única coisa que me decepcionou foi a sinopse. Sim, a sinopse. Ela aborda mais o lado sobrenatural, mas algo que acontece somente nas 30 páginas finais.
Esse livro foi uma experiência ótima e que teve diversos significados para mim e acredito que para todos que leram. As reviravoltas foram constantes e impactantes, não me deixaram largar o livro até terminar. Recomendo a todos e agradeço a Rosa pela oportunidade de ler algo tão maravilhoso.
Quem tiver interesse em ler, a autora disponibilizou o primeiro capítulo do livro, que vocês podem conferir clicando
aqui.
Beijos