Oi, gente. Tudo bem?
Esse ano tive mais uma experiência com Stephen King e hoje vim contar pra vocês minha opinião sobre um de seus maiores clássicos, O Iluminado. Vamos conferir?!
![](https://www.barbarasa.com/wp-content/uploads/2022/09/91a-DeI68VL.jpg)
Livro: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 520
Sinopse: “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
Jack Torrance tinha muitos problemas relacionados ao álcool, o que o deixava extremamente agressivo e assustador. Após perder o emprego na escola em que dava aulas, ele se vê desesperado tentando encontrar uma nova forma de sustentar a esposa, Wendy, e o filho de cinco anos, Danny.
E é aí que Al Shockley, um velho amigo de Jack, lhe faz uma proposta praticamente irrecusável. Ele deveria se tornar zelador do Hotel Overlook durante o inverno, quando o hotel fecha para hóspedes e os funcionários saem de férias. Durante as nevascas típicas da estação, o acesso ao local torna-se bem complicado, o que deixaria a família Torrance praticamente isolada durante este período.
Jack, que é aspirante a escritor, pensa que essa tranquilidade do isolamento pode ser boa para sua inspiração. Além disso, Wendy e Danny teriam toda a imensidão da propriedade para se divertirem e se distrairem. Sendo assim, ele aceita o emprego e parte com a família para as montanhas do Colorado.
Os primeiros dias são tranquilos, mas aos poucos coisas estranhas começam a acontecer. Como todo local antigo, o Overlook tem seus próprios fantasmas, que tentam atormentar a vida da família que está habitando-o. Danny é o primeiro a perceber os sinais, mas é em Jack que os efeitos vão ser maiores.
Aos poucos, as forças que habitam o hotel vão entrando na mente de Jack e ultrapassando a linha tênue que mantinha a sanidade do escritor. Ele vai se tornando cada vez mais agressivo, o que deixa sua família em perigo. Quando uma tempestade os isola na propriedade, Wendy e Danny precisarão usar de toda sua coragem e determinação se quiserem escapar de lá com vida.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
A adaptação de O Iluminado foi um dos meus primeiros contatos com Stephen King. Assisti o filme há uns dois anos e sempre tive curiosidade em ler a obra, mas nunca tive a oportunidade. Então, quando a Suma relançou o livro nessa edição maravilhosa da coleção Biblioteca Stephen King, não pude deixar de solicitar e me aventurar na obra. E não é que valeu a pena?
A escrita de Stephen King é, como muitos sabem, bastante prolixa, principalmente em suas obras mais antigas. Aqui não foi diferente. O autor demorou a desenvolver os fatos, fazendo com que em cem páginas os protagonistas nem tivessem chego ao hotel ainda, que é onde toda a trama vai se desenvolver. E, até o terror finalmente aparecer, muitas páginas se passaram.
Contudo, não pensem que isso diminui o brilhantismo da obra. O livro é narrado em terceira pessoa, alternando as perspectivas de Jack, Danny e Wendy. É tão interessante ver como eles vão mudando a cada capítulo, evoluindo e amadurecendo com as situações que se apresentam (no caso de Wendy e Danny) e ficando cada vez mais perigosos (no caso de Jack).
Achei bem interessante essa questão de Danny ser o iluminado. Ele tem apenas cinco anos e não entende muitas coisas sobre o mundo, mas consegue captar diversas nuances de personalidade, além de ter uma enorme sensibilidade para o mundo do além. Ele foi o primeiro a perceber que ir para o Overlook poderia não ser uma boa ideia, quando seu amigo imaginário, Tony, colocou imagens sombrias do hotel em sua cabeça.
É difícil falar mais sobre o livro, que já é praticamente um clássico. Sobre o filme, posso acrescentar que é uma adaptação brilhante. Claro que os efeitos, comparados aos que temos atualmente, deixam um pouco a desejar, mas todo contexto da trama está presente e a atuação de Jack Nicholson está sensacional. Vale muito a pena.
O Iluminado é um livro que desperta todo tipo de emoção no leitor, daquelas que deixam seu psicológico alterado. Não posso não recomendar essa obra a todos. Estou cada vez mais apaixonado por King e quero que todos conheçam suas histórias!
Beijos e até a próxima!