Oi, gente. Tudo bem?
Estou de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido de hoje é um dos lançamentos de setembro da editora Galera Record. Vamos conferir?!
Livro: Longe de Você
Autora: Emily Hainsworth
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Sinopse: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?
Camden Pike tinha uma vida perfeita. Ele era o astro do time de futebol e sua namorada, a doce e bela Viv, era uma das líderes de torcida. Os dois viviam cercados de amigos e estavam sempre presentes nas melhores festas. Porém, em um jogo muito importante, Cam fraturou a perna. A lesão foi tamanha que seu retorno às quadras foi impossível e ele precisou abandonar o time.
Para dar apoio ao namorado, Viv aposentou seu uniforme e seus pompons, mesmo sabendo que isso implicaria em perder sua popularidade e seus amigos, mas ela não se importava. Enquanto eles tivessem um ao outro, o resto não era significativo. O amor deles superaria todas as dificuldades e a reclusão.
Numa certa noite, Cam e Viv estavam voltando para casa quando um grave acidente ocorreu. O carro onde eles estavam se chocou com um poste em frente à escola. Enquanto Cam foi arremessado para fora do veículo com apenas alguns poucos arranhões, Viv recebeu todo o impacto e não resistiu.
Perder o amor de sua vida foi terrível para Camden, que se isolou ainda mais de todos. Sua mãe tornou-se uma viciada em trabalho algum tempo após o divórcio e a relação dos dois ficou muito complicada. O único que ainda se digna a falar com ele é Mike, mesmo sempre sendo ignorado. Além disso, toda semana Cam faz terapia, algo que sua mãe o obrigou a fazer quando o pai saiu de casa e mais ainda quando Viv se foi.
Todos os dias Cam vai até o memorial que foi erguido em homenagem à Viv no local do acidente, como uma forma de lembrar-se dela, embora ache tudo aquilo uma falsidade sem tamanho. Na noite em que completa dois meses do falecimento da amada, algo de muito estranho acontece. Uma imagem fantasmagórica de uma garota surgiu e falou com ele, como se Cam fosse um fantasma.
Assustado, ele fugiu, mas aquilo ficou em sua mente por um bom tempo, até que a garota, Nina, apareceu mais uma vez para ele. Cam descobriu que ela era de uma realidade paralela, um mundo muito parecido com o que ele vivia, mas ainda assim muito diferente.
Nessa outra realidade, Cam e Nina são melhores amigos e o carinho que sente por ele faz com que ela o ajude a entender toda a situação. Mas logo Cam descobre que nesse novo mundo sua Viv está viva e acredita que essa é uma forma de o destino lhe pedir desculpas por ter a levado tão cedo e lhe dar uma segunda chance para ser feliz.
A partir daí, Cam atravessa o portal para o outro mundo todas as noites, de forma que possa encontrar Viv. Porém, a cada noite o tamanho da passagem vai diminuindo e logo estará fechada. Agora cabe a Cam decidir o que fazer e a decisão não será fácil devido ao número de descobertas que fará do outro lado.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.
Meu interesse por Longe de Você se deu inicialmente pela capa. Vi a arte em um blog gringo e logo me encantei. Quando soube que a Galera lançaria o livro aqui no Brasil, tratei de pesquisar mais sobre o mesmo e adorei a premissa. Solicitei meu livro assim que possível e o passei na frente de todas as minhas leituras em atraso, com as expectativas lá no alto. Infelizmente, elas não foram superadas.
A escrita de Emily Hainsworth é excelente. Os capítulos são curtos, de forma que a leitura deveria ser bem rápida. Porém, a narrativa do livro é em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Camden. Isso devia ser algo bom, para que o leitor pudesse entrar na cabeça do garoto e entender suas decisões, mas para mim foi um problema. Não consegui criar empatia com o personagem e isso tornou a leitura um tanto monótona.
Os personagens foram muito bem caracterizados, mas achei suas personalidades um tanto clichês. Viv é a namorada perfeita, linda e amável, que não se importa com mais nada além do amor, ao menos a da outra dimensão. Isso me irritou muito e detestava os momentos em que ela aparecia. Acho que enjoei desses romances bobinhos, pois só conseguia revirar os olhos quando juras de amor eram trocadas entre os personagens.
Apenas dois personagens conseguiram despertar meu carinho. Nina é um doce. Ela perdeu muito na vida e sofre diariamente com isso, mas sem se deixar abater. A garota é a voz da razão e tenta alertar Cam sobre os riscos da viagem interdimensional, sem sucesso, claro. Owen, o irmãozinho dela, é uma fofura de criança. A relação entre os dois é linda, ambos ficaram ainda mais próximos quando perderam os pais e precisaram ir morar com a tia relapsa.
Outro ponto positivo da trama foram os questionamentos levantados pela autora, que me fizeram pensar durante horas a fio após virar a última página. No livro, o Cam da realidade paralela não abandonou o futebol após a lesão. Pelo contrário, ele conseguiu se recuperar e tornar-se mais fabuloso ainda, o que intriga nosso protagonista e o faz pensar que rumo sua vida teria tomado se ele tivesse tentado voltar a jogar.
Com isso, ficamos pensando em nossas próprias escolhas e o quanto perdemos devido à preguiça ou a acomodação. Optar pelo meio mais simples de alcançar um objetivo é muito mais fácil, mas nem sempre é a melhor decisão a se tomar. Quanto já não perdemos por acreditarmos ser algo impossível? Como podemos estar tão certos se nem ao menos tentamos?
A diagramação do livro é bem simples. A Galera Record manteve a capa original e deixou o título em alto relevo, de forma que deu um toque a mais à beleza da imagem, que acho que tem tudo a ver com a trama. Infelizmente, a revisão deixou a desejar. Encontrei alguns erros que prejudicaram o entendimento em alguns momentos, pois deixaram certas frases desconexas. Uma pena.
Eu com certeza recomendo este livro a todos. Longe de Você não levou cinco estrelas, tampouco foi favoritado, mas o tanto que me fez pensar fez valer tudo. Ah, a melhor coisa: ele é um livro único. Excelente para aqueles que não aguentam mais séries e trilogias, hahaha.
BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique
AQUI e saiba como participar.