sobre livros e a vida

17/08/2014

Tá na Estante :: “A Lista de Brett” #280

Olá turma!

Tudo bem com vocês? Espero que sim. E espero também que estejam preparados para ler mais uma das minhas resenhas imensas. Hoje venho falar de um livro super querido por mim: A Lista de Brett.

Livro: A Lista de Brett
Autora: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus Editora
Páginas: 364
Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

Como a maioria de vocês sabem, eu não levo o velho ditado “Não julgue um livro pela capa” muito a sério. De fato, a capa é um dos primeiros fatores que analiso ao escolher minhas leituras. A capa de A Lista de Brett não me chamou muita atenção no princípio, mas no momento em que li a sinopse fiquei simplesmente maluca para ler o livro inteiro.

Neste livro de estréia da americana Lori Nelson Spielman, somos apresentados à Brett Bohlinger. Brett é o tipo de mulher que leva a perfeição muito a sério. Tem o emprego perfeito, o namorado perfeito e a família perfeita. Até sua mãe morrer.

Logo de cara somos jogados no drama familiar que é perder a matriarca da família. Brett se vê perdida sem sua mãe, amiga e conselheira. E para piorar um pouquinho a situação, todos esperam que ela assuma a presidência da empresa de cosméticos multinacional de sua mãe.
Sua surpresa não poderia ser maior ao descobrir, durante a leitura do testamento, que sua mãe deixou todas suas ações e a presidência da empresa para sua cunhada! E ainda por cima, exigiu que Brett fosse demitida de seu emprego na firma.
A única herança de sua mãe para ela é uma lista de sonhos que a própria Brett escreveu quando tinha 14 anos. E como último desejo (mesmo depois de morta), a mãe de Brett a pede que complete os 10 itens restantes da lista, como condição para que ela receba sua verdadeira herança.

Os itens presentes na lista são capazes de transformar completamente a vida que Brett conhece, e é por isso que ela se sente receosa no principio. Porém, aos poucos, ela vai cedendo, então vemos claramente a evolução da personagem como pessoa conforme ela vai completando os itens da lista.

E, por padrão de livros nesse estilo, sempre temos alguém para nos ajudar. No caso de Brett, ela conta com a ajuda de Brad Midar, o advogado que sua mãe deixou encarregado de acompanhar o progresso de Brett com a lista.
Desde o principio, criei um carinho enorme pelo Brad. Ele é o típico personagem carismático e atensioso que conquista a todos. Confesso que passei a maior parte da leitura torcendo para que ele e a Brett terminassem juntos.
Muitas outras pessoas cruzam o caminho de Brett durante sua jornada, e cada uma tem uma história de vida que de certa forma ajuda Brett a se tornar uma pessoa melhor e mais feliz. Algumas, dentre essas pessoas, me marcaram mais do que outras. Sanquita Bell, uma adolescente grávida e com falência renal é uma dessas pessoas. Sanquita mora em uma casa para mulheres desabrigadas, e apesar de sua condição não ser a melhor possível, está determinada a criar o seu filho da melhor maneira. Seu sonho é conseguir se formar no colégio, para que assim seu filho saiba que sua mãe era inteligente.
Sinceramente, não sei como descrever a enorme gama de emoções que passou por mim durante a leitura deste livro. A escrita da Lori realmente nos antinge de forma profunda, nos arrasta para a sua narrativa. Eu ri, chorei, e até xinguei em alguns momentos.
Para mim, esse é um dos principais fatores para um livro ser um sucesso. Não me importa gênero e nem autor, um livro bom deve mexer com o seu leitor, arrancar emoções. E foi justamente isso que A Lista de Brett fez comigo.
E como se não fosse suficiente a história ser maravilhosa, a Editora Verus caprichou na diagramação do livro! Como já comentei lá em cima, a princípio a capa não me chamou tanto a atenção. Mas quando meu exemplar chegou e eu peguei-o nas mãos, pude então reparar a delicadeza de cada detalhe dessa capa, cheguei a conclusão de que ela é maravilhosa. O texto foi muito bem revisado e sua disposição nas páginas foi feita com maestria. E ainda temos letras especiais para as cartas da mãe da Brett! Me digam se não são lindas!
Não consigo indicar esse livro para somente um tipo de leitores, pois acho que ele deveria ser lido por todos. A Lista de Brett tem uma lição de vida escondida em suas páginas que deveria ser aprendida por todos. Então minhas palavras finais são: LEIAM LOGO!
Brincadeirinha, não são as palavras finais. Como sempre, preciso deixar vocês um pouquinho mais curiosos e para isso separei um trecho de uma das cartas que a mãe da Brett escreveu para ela. Espero que gostem!

Eleanor Roosevelt uma vez disse: “Todos os dias, faça algo de que você tenha medo”. Continue se obrigando a fazer coisas que lhe dão medo, querida. Assuma os riscos e veja onde você aterrisa, pois são eles que fazem a jornada valer a pena.

BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e saiba como participar

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.