sobre livros e a vida

14/08/2015

Tá Na Estante :: ‘Futilidade ou o Naufrágio do Titan’ #436

Heeey everybody!

Voltei depois de um tempinho em retiro espiritual forçado (o PC quebrou). E para já chegar chegando, vamos conversar um pouquinho sobre o lançamento da Editora Vermelho Marinho, “Futilidade ou o Naufrágio do Titan”.

Livro: Futilidade ou o Naufrágio do Titan
Autor: Morgan Robertson
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 112
Sinopse: Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente, como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos? Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, Futilidade é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida: teria sido coincidência ou providência?

O livro conta a história do grandioso navio Titan, uma obra prima dos sete mares projetada mais como obra de arte do que como um meio de transporte, mas ainda assim uma embarcação poderosa e implacável. Dentro desse navio majestoso vemos o desenrolar da antiga história de amor entre Myra e John. Eles que um dia já foram namorados e que, por conta do destino e das diferenças sociais, foram separados e hoje seguem caminhos completamente diferentes.
Myra é hoje uma dama da sociedade americana, muito bem casada e muito fiel aos seus princípios religiosos e a sua devoção a família. John, que um dia já foi um militar, desistiu da carreira no exército e hoje trabalha como marinheiro no Titan e deixa que as bebidas cuidem das suas horas vagas (e as vezes até dos seu horários de trabalho).
Durante a grande viagem inaugural do poderoso Titan, ambos se encontram e apesar de todo o tempo se passar, o amor entre eles ainda é muito forte. Mas não se deixem enganar. Essa historia não é um romance. É uma bela e melosa tragédia. No decorrer do livro vocês irão ver que o poderoso Titan não é tão poderoso assim e que mesmo o mais forte dos amores sucumbe à morte.
“Ai Alê, falando assim parece até o Titanic!”. SIM! Esse livro foi escrito em 1898, exatos 15 anos antes do trágico ocorrido do Titanic vs. Iceberg. A história de amor entre Jhon e Myra se parece em muitos pontos com a Jack e Rose.
A escrita do autor Morgan Robertson é por muitas vezes monótona, mas eu vejo isso devido ao período do livro, afinal isso não atrapalha em nada na fluidez e no desenvolvimento. Esse é daqueles livros que você fica preso do começo ao fim (talvez para ver se o desfecho será o mesmo do Titanic).
Quanto à edição, parabéns aos editores e revisores. O livro está muito bem editado, diagramado e revisado. Faço uma ressalva quanto ao tamanho do livro, que achei muito pequeno e por isso não pude usar minha capa de proteção linda e maravilhosa.
Esse é aquele livro que eu recomendo para quem tem coração forte, para aqueles que dizem que não choraram com Titanic (eu sei que vocês mentem!) e principalmente para aqueles que sabem que a vida é tão passageira quanto uma viagem de navio, que devemos aproveitar cada minuto.
Por hoje é só pessoal! Beijos hipster, góticos urban conceituais.

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar. 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.