sobre livros e a vida

11/09/2015

Tá Na Estante :: ‘Feliz Ano Velho’ #445

E aí, galera?! Tudo beleza? 

Dessa vez eu resolvi trazer para vocês mais uma resenha! Olha que demais! Vamos começar?!

Livro: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara
Páginas: 272
Sinopse: Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas.

Depois de um mergulho desastroso num rio, Marcelo perde completamente o movimento das pernas e a partir daí, aquele garoto popular, mulherengo e festeiro vê sua vida virar de cabeça para baixo. Sua família e o médicos se dedicaram a encontrar diversas formas de como reverter sua presente situação.
Com o passar do tempo, muita fisioterapia e tecnologias, ele consegue fazer alguns progressos. Memórias surgiam a todo o momento, a vontade de voltar no tempo, de aproveitar mais, de ver pessoas amadas. No entanto, era necessário olhar para frente e lutar, mesmo que cansado, mesmo que impaciente. Uma coisa era certa: o jovem Marcelo nunca iria se esquecer das duras lições que o destino lhe deu.
O livro é baseado em fatos reais. Todos os eventos e pensamentos retratados são reais, porém organizados e transmitidos com se fosse ficção. A narrativa do livro é informal e atribui mais realidade e credibilidade aos fatos e, por diversas vezes, muito mais emoção.
Inicialmente, o livro era publicado pela falecida editora Brasiliense, porém, recentemente, o grupo Companhia das Letras republicou, através do selo Alfaguara. A edição está maravilhosa e a nova capa está lindíssima e com uma diagramação impecável.
Bom gente. É isso. Espero que tenham gostado

Um cheiro e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.