Oi, gente. Tudo bem?
Estou de volta hoje com mais uma resenha. Dessa vez de um livro que foi muito comentado. O exemplar foi cedido pelo Grupo Editorial Record. Vamos conferir?!
Livro: Encanto Mortal
Autora: Sarah Cross
Editora: Verus
Páginas: 324
Sinopse: O passado de Mirabelle está envolto em segredos, da morte trágica de seus pais às meias verdades de suas madrinhas sobre por que ela não pode voltar à sua cidade natal, Beau Rivage. Desesperada para conhecer melhor o local, Mira foge uma semana antes de completar dezesseis anos – e descobre um mundo que nunca poderia ter imaginado. Em Beau Rivage, nada é o que parece – nem mesmo a garota estranhamente pálida com um interesse mórbido em maçãs, o detestável playboy que age como uma fera com todos ao seu redor e o garoto gentil que tem um fraco por donzelas em perigo. Ali, histórias antigas são reencenadas, maldições são despertadas e contos de fadas se tornam reais. Mas todo mundo sabe que fábulas nem sempre terminam com ‘felizes para sempre’. Mira tem um papel a desempenhar, um destino a aceitar ou ao qual resistir. Enquanto se esforça para assumir o controle de sua vida, ela se sente atraída por dois garotos com suas próprias maldições… irmãos que compartilham um terrível segredo. E ela vai descobrir que o amor – assim como os contos de fadas – nem sempre acaba bem.
Encanto Mortal conta a história de Mirabelle, uma garota de 15 anos que foge de casa uma semana antes de seu aniversário. Mira é órfã e mora com as madrinhas, que são super protetoras e não a deixam fazer quase nada. O sonho de Mira é ir até Beau Rivage, a cidade onde nasceu, em busca do túmulo de seus pais, que morreram em um incêndio no dia de seu batizado.
Chegando a Beau Rivage, Mira percebe que a cidade não é bem o que parece. Todos os moradores parecem esconder segredos e a todo instante a palavra “maldição” surge nas conversas. O pior de tudo é que Mira começa a achar que pode ser como eles.
Logo que chega a cidade, Mira se abriga em um cassino, onde conhece os irmãos Valentine, Blue e Felix. Blue é um cara irritante, que faz de tudo para afastá-la da cidade, enquanto Felix é um perfeito cavalheiro que promete ajudá-la em sua busca pelo túmulo dos pais.
Mira se encanta por Felix logo de cara e, mesmo com todos na cidade alertando-a contra ele, acaba se apaixonando pelo cara. Logo Mira percebe que estava destinada a ir até Beau Rivage e a busca que iniciou traria mais informações sobre seu passado e sobre ela mesma.
A história foi muito bem escrita, mas no começo me sentia enrolado. Iniciei a leitura sem ter lido a sinopse, tendo apenas uma vaga ideia do tema central do livro. Encanto Mortal é uma releitura de alguns contos de fadas, mas não a versão com finais felizes da Disney e sim focando nas partes mais cruéis de seus contos.
Depois que captei a verdadeira essência do livro, a leitura fluiu rapidamente. A ideia da autora foi bem original, superando as minhas poucas expectativas. A escrita de Sarah Cross é uma delícia, mas em alguns momentos me perdia na leitura. A forma como cada personagem tenta enfrentar sua maldição e luta para mudar seu destino já escrito me fez gostar ainda mais do livro.
Os personagens são extremamente cativantes. Mira é decidida e corajosa, não se deixando abater pelas dificuldades. Blue, embora tenha sido irritante no começo, me conquistou da metade para o final. Nunca fui com a cara de Felix e quando soube de sua verdadeira identidade, fiquei com ainda mais raiva dele. Freddie, Jewel, Viv, Henley e muitos outros têm sua maldição e o modo como vivem suas vidas em torno delas me fizeram gostar de todos.
O final desse livro me deixou um pouco decepcionado. Esperava que o livro tivesse fim, já que se trata de um livro único, mas ficaram diversas pontas soltas. Tenho esperança de que a autora resolva escrever um segundo livro. Se não o fizer, tenho certeza de que muitos não vão gostar da história. Eu gostei, mas esse fato me fez tirar uma estrela do livro.
É um tanto difícil falar desse livro sem soltar spoilers, então só tenho mais uma coisa a dizer: leiam Encanto Mortal, vocês não vão se arrepender.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique
AQUI e saiba como participar.