sobre livros e a vida

11/01/2014

Tá Na Estante :: ‘Classe A’ #177

Oi, gente. Tudo bem?

Estou há tempos devendo essa resenha pra vocês, então, aproveitando que estou em casa, resolvi trazê-la hoje. O livro foi cedido de cortesia pela Editora Fundamento. Vamos conferir?!

Livro: Classe A
Série: Cherub
Autor: Robert Muchamore
Editora: Fundamento
Páginas: 271
Sinopse: Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. A “estreia” de James como um agente de CHERUB pode ter sido bem-sucedida, mas isso não quer dizer que a vida do garoto tenha se tornado mais fácil. O árduo treinamento físico continuou a fazer parte da rotina, assim como o complicado processo de adaptação às regras inflexíveis da agência. Tanto esforço foi recompensado da melhor forma possível: ele recebeu uma segunda missão, muito maior do que a primeira. Sob a supervisão de dois agentes adultos, James e mais três agentes tinham que se aproximar dos filhos de Keith Moore – um dos maiores traficantes de cocaína da Inglaterra – e reunir informações que levassem à prisão do criminoso e ao fim de seu império. Diante de tantos desafios, será que James estava preparado para tamanha responsabilidade? Ele conseguiria lidar com suas emoções e desempenhar seu papel sem que ninguém descobrisse sua verdadeira identidade? Caçar bandidos pode parecer emocionante na ficção, mas na vida real os riscos são grandes demais para se ter garantia de que todos vão escapar ilesos.

Atenção! Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série.

Eu resolvi começar a ler Cherub após receber várias indicações de pessoas que possuem o gosto para livros bem próximo do meu. Quando li O Recruta, me decepcionei um pouco, senti que era um “Pequenos Espiões” versão Inglaterra, mas me diverti bastante lendo.
Quando iniciei a leitura de Classe A, já foi sem muita expectativa, mas fui muito surpreendido. James concluiu sua primeira missão com maestria, mas continua sendo aquele garoto irresponsável de 12 anos que conhecemos no primeiro livro. Nesse segundo volume, James recebe uma nova missão: ao lado de Kerry, Kyle e Nicole, o garoto deve assumir uma nova identidade e tornar-se amigo do filho de um grande traficante de drogas para ajudar a descobrir informações sobre ele e, enfim, derrubá-lo.
O modo como Robert Muchamore abordou as drogas nesse livro me fez gostar ainda mais da narrativa. Por mais que seja um agente, James ainda é uma criança e, no decorrer do enredo, sentiu-se tentado a provar cocaína, simplesmente pra saber como é, mesmo sabendo que isso é algo proibido no Cherub e, se o agente for pego, é expulso imediatamente.
No final de O Recruta, Lauren, a irmãzinha de James, foi recrutada pela agência. Em Classe A ela está iniciando seu treinamento e está se mostrando uma garota forte e decidida e já me conquistou, algo que não ocorreu no primeiro livro.
Ouvi várias pessoas falando que se desanimam a ler Cherub por ser uma série – ainda mais uma série com 12 volumes -, mas os livros são curtos e tem uma fluência rápida e gostosa. Robert consegue contar a história como se fosse de verdade. A única coisa que me incomoda, que até citei na outra resenha, é que as crianças são tratadas como adultos e tem atitudes de adultos, mas na hora da confusão, as pessoas lembram que eles são apenas crianças.
Estou super ansioso pra ler “Segurança Máxima”, mas vou dar um tempo na série, pra não correr o risco de enjoar – o que duvido muito, mas não custa prevenir. Recomendo Cherub a todos.

***
Essa postagem concorre ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.