Oi, gente. Tudo bem?
Estou de volta com mais uma resenha. Dessa vez de um livro que não é muito conhecido, mas se tornou um dos meus favoritos. Vamos conferir?!
Livro: Adeus, Por Enquanto
Autora: Laurie Frankel
Editora: Paralela
Páginas: 320
Sinopse: A talentosa autora de Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa…
E se o amor continuasse além da vida?
Eu recebi esse livro a algum tempo da loteria de blogs da editora Companhia das Letras. Porém, o livro ficou na estante e acabei esquecendo de sua existência, até que, no feriado de carnaval, resolvi ler. Se arrependimento matasse, eu cairia durinho agora. Devia ter lido esse livro há muito mais tempo.
O livro conta a história de Sam, um engenheiro de software, que trabalha em um site de encontros pela internet. O site está com alguns problemas, pois as pessoas não conseguem encontrar alguém que realmente as interesse através dos perfis. Então, Sam desenvolve um algoritmo que ignora todas as informações do perfil do usuário e utiliza suas características escondidas no HD (e-mails, mensagens, Facebook…), descobrindo sua verdadeira personalidade e o unindo com alguém com os mesmos interesses.
Sam decide testar seu novo programa e, através dele, chega até Meredith. Meredith trabalha na mesma empresa de Sam, no setor de Marketing. A química dos dois se prova ser intensa e os dois notam que são almas gêmeas logo no primeiro encontro, jogando-se com tudo em um relacionamento.
Algum tempo depois, a avó de Meredith, Livvie, falece e sua morte abala tanto a garota que o relacionamento dela com Sam começa a estremecer. Comovido com o luto do seu amor, Sam altera seu algoritmo, encaixando-o de tal maneira, que, usando as informações registradas no HD da pessoa morta, poderia criar uma projeção do falecido, que poderia responder e-mails, conversar pelo Skype ou trocar mensagens com seus parentes vivos.
Obviamente, o programa não ressuscita sua avó, mas Meredith começa a passar mais tempo com a projeção de Livvie e a se recuperar cada vez mais de sua perda. A partir disso, Merde e seu primo, Dashiell, convencem Sam a lançar o aplicativo para o mundo e, juntos, criam o RePose e passam a ajudar pessoas a entenderem e superarem a morte dos seus entes.
Só que o programa não é visto com bons olhos por muitas pessoas e Sam, Meredith e Dash precisam enfrentar diversas questões éticas a respeito do aplicativo. Quando Sam se vê obrigado a se tornar um usuário de sua própria criação, as coisas começam a desandar e a história se abrilhanta ainda mais.
A narrativa de Adeus, Por Enquanto é leve e muito profunda, abordando um tema bem intenso: a morte. Se você tivesse a oportunidade de usar o RePose, você usaria? Conseguiria dizer adeus ou se viciaria no contato, nunca superando seu luto? Aposto que muitas pessoas que leram esse livro se imaginaram usando o programa com aquela pessoa especial que se foi cedo demais.
Os efeitos do aplicativo nos usuários são o foco principal do livro. Podemos perceber a superação e o desenvolvimento dos personagens no decorrer da narrativa. Preparem seus corações! A história é cercada de morte e tristeza, mas não perde sua beleza e sua emoção e nos ensina lições de aceitação e sobre o verdadeiro amor.
A escrita de Laurie Frankel é deliciosa. O livro me prendeu logo nas primeiras páginas e não consegui largar até concluir a narrativa. É o tipo de livro que você leva para sempre na sua vida. Os personagens foram muito bem construídos, não teve ninguém que não tivesse alguma importância no decorrer do enredo. Me identifiquei com vários usuários do RePose e também com Sam. Apesar da emoção, damos algumas risadas gostosas durante a leitura.
O livro é lindo, a história é linda, o romance é lindo, as cenas emocionantes são lindas… Esse livro embaralhou todas as minhas emoções, me fazendo chorar feito um bebê nos capítulos finais. Tenho certeza de que irá emocionar a todos.
Recomendo muito!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique
AQUI e saiba como participar.