sobre livros e a vida

27/06/2016

[Semana LGBTQA+] :: Quem é David Levithan?

Heeey, gente. Tudo bem??

Hoje vamos começar uma semana especial aqui no blog para falar sobre a literatura LGBT, um gênero que só vem crescendo no mercado editorial, mas que ainda sofre um certo preconceito, resultado da homofobia, que – infelizmente – ainda é muito constante no Brasil.

Nossa ideia é apresentar a literatura LGBT, mostrando que os livros não passam de romances onde os protagonistas são do mesmo sexo. Sendo assim, qual a necessidade de tanto chega pra lá com esses livros? Cabeça aberta, meu povo!! 
Para começar resolvemos falar sobre o David Levithan, um dos precursores da literatura LGBT no mundo e que trouxe para cá obras incríveis que apresentou esse tipo de romance para diversos públicos, desmistificando um pouco tudo o que se pensava acerca do gênero. 

David Levithan é norte-americano e editor de livros infantis, seu primeiro livro lançado foi Boy Meets Boy (em português Garoto Encontra Garoto, lançado pela Galera Record), em 2003. O livro é um infanto-juvenil que aborda um casal gay, Paul e Noah. O foco de David é esse, escrever livros sobre gays, para jovens, de forma que tire toda o estigma de que relacionamentos gays são errados ou não convencionais. Em seus livros, Levithan trata o relacionamento como algo simples, normal. Como deve ser tratado, né?

Meu primeiro contado com o autor foi com o livro Will & Will – Um nome, um destino, lançado no Brasil em 2013 pela Galera Record. O livro conta sobre dois garotos que se chamam Will Grayson e que em um determinado momento da vida se encontram. Um é gay, o outro não, mas isso pouco importa para eles. Nesse livro estamos mais focados na relação de amizade, independente das diferenças, que são mais que comuns. O livro foi escrito em parceria com John Green, e cada um narra a vida de um Will. 

Depois que li esse livro, fiquei ainda mais confusa acerca da forma como o preconceito é validado dentro da nossa sociedade. Afinal, no livro, o relacionamento de um dos Will Grayson com seu namorado, e amigos, é a coisa mais normal do mundo. Então por qual motivo é tudo tão abominável para os olhos de alguns?
A intenção desse post não é apenas enaltecer Levithan como autor, por mais que ele mereça. É mostrar que, mesmo de forma indireta, ele foi o precursor da literatura LGBT aqui no Brasil e deu espaço para muitas novas obras com essa temática serem trazidas para o nosso idioma, assim como autores nacionais tiveram finalmente seu reconhecimento.

Acredito que a intenção de David Levithan, e de muitos outros autores que iremos apresentar por aqui, é mostrar exatamente isso. Ser gay é normal! Os relacionamentos são normais, a vida é normal. É tudo normal, meu povo!

Espero que aproveitem a nossa semana especial e aguardo os comentários de vocês em todas essas postagens. Embarquem nessa com a gente!
Beijocas e até a próxima!!!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.