Heeey, gente. Tudo bem???
Trago aqui a resenha fresquinha do surpreendente romance de estréia do autor canadense, Iain Reid. Você está pronto para entrar na história de ‘Eu Estou pensando em acabar com tudo?
Livro: Eu estou pensando em acabar com tudo
Autor: Iain Reid
Editora: Fábrica 231
Páginas: 224
Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller curto e denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.
A minha descrição soa como um resumo perfeito da sinopse, sabe por quê? Pois mais de um terço do livro é isso. É a protagonista e Jake debatendo assuntos corriqueiros com um toque de metáfora aqui, um toque de alusão ali, um toque de soturnidade aqui. Aí, o livro começa a causar estranheza. Quando eu peguei para ler, não li sinopse, fui na indicação do Leo. 30% de leitura desse livro e eu jurava de pé juntinhos que se tratava de um romance contemporâneo. Foi quando começou a surgir essa sensação sufocante de que a qualquer instante o capeta brotaria das sombras. Eu não estou exagerando!