sobre livros e a vida

09/06/2018

O QUE DESCOBRI QUANDO INVESTI NO MEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Heeey, gente. Tudo bem??

Investir em um negócio próprio, seja ele você mesmo, uma loja física ou até algo na internet é desafiador e amedrontador. Esses fatores se multiplicam quando você precisa se arriscar saindo de qualquer tipo de trabalho fixo para investir neste, até então, sonho. Por isso é preciso certo planejamento para que este passo seja executado e é sobre isso que eu vou falar no post de hoje.

Ao decidi sair de um emprego fixo para investir no minha empresa, coloquei os prós e contra numa balança antes de tomar a decisão final. Eu trabalhava na área jurídica apenas e só pelo salário, não era um emprego que me deixava triste, mas também não me fazia feliz, e eu também não via uma opção de carreira ali. Trabalhava por uma empresa terceirizada, não havia cursado direito e percebi que o tempo passaria e eu estaria sempre na mesma função. Estar em uma empresa sem possibilidades de crescimento de carreira é desestimulante e acaba fazendo com que a gente esteja sempre entregando o mesmo trabalho, sem um incentivo real para melhorar aquilo ali.


Do outro lado da moeda eu tinha um hobbie que adorava e me desafiava, ali eu via possibilidade de crescimento, tanto profissional quanto pessoal, além disso me fazia feliz, despertava uma emoção que eu não tinha no emprego fixo. O problema estava nessa pequena palavrinha: fixo. Não era um emprego fixo e até o momento sequer era um emprego. Então chegar ao patamar de colocar isso como meta de vida tendo retorno financeiro foi muito complicado; tanto por não saber se daria certo quanto por não saber como agir caso desse certo.

A distância entre pensar nessa troca de função e ela realmente acontecer foi longa, cerca de um ano e meio. Primeiro eu precisei enxergar a internet como um trabalho real e levar o meu conteúdo para os clientes como trabalho. Depois foi valorizar esse trabalho e fazer com que ele rendesse o possível para que eu me sustentasse e ainda investisse com o passar dos meses. Mas ainda assim eu sabia que não seria uma constante e que os gastos iriam multiplicar conforme o tempo passasse. Então precisei fazer uma reserva de dinheiro para saber administrar a situação nos primeiros meses. – reserva essa que se acabou rapidinho devido a minha falta de organização (tópico para um próximo post?).

Quando finalmente criei coragem para fazer a mudança, precisei pensar em formas de aumentar o rendimento da empresa e descobri que isso se faz com investimento. Eu não daria conta de tudo sozinha, então precisaria de mão-de-obra para trabalhar comigo nas partes que não exigiam tanta criatividade, também precisava investir dinheiro no marketing do produto, de forma a alcançar mais clientes. Essa é uma das coisas que a maioria dos novos empresários peca: o medo de investir. Dentro de uma empresa o dinheiro é rotativo e no primeiro momento ele deve ser reinvestido sim, principalmente para que exista um futuro.

O nosso negócio nasce como um filho para a gente, mas diante das outras pessoas temos que perceber que ele é apenas um negócio, por isso também temos que tratá-lo como tal. Estudar o mercado, desenvolver formas de destacar sua marca, e mais, de fixar sua marca na cabeça daqueles que a consomem, essa é a melhor forma de criar uma rede boa de clientes. Quando o trabalho é online deve se pensar nos cliente e também nos leitores, tendo em vista que os clientes são as marcas que vão comprar o seu servirço e os leitores àqueles que vão consumir o seu produto. São dois pontos importantes no negócio e que precisam ser valorizados de forma igual.

Uma das coisas que parei para pensar esta semana foi no plano de carreira. Como a ideia de transformar o hobbies e trabalho foi acontecendo na minha vida, devo confessar que não busquei dicas de criação ou gerenciamento de negócio, a coisa foi meio que acontecendo conforme o tempo ia passando. Agora percebi que preciso me dedicar a isso, inclusive hoje levei uns susto quanto a alguns números que percebi não ter notado e que isso aconteceu pela falta de planejamento de negócio. Descobrir onde quer chegar, estipular metas e trabalhar para que essas metas aconteçam é um dos pontos altos quando o objetivo é evoluir como marca.

São muitos passos a serem seguidos e eu não posso dizer que seja fácil, não é. No entanto, a recompensa de saber que aquilo está crescendo por fruto do seu trabalho e que você está evoluindo sua marca para então evoluir como pessoa por trás dela é gratificante. Espero que minha trajetória tenha te dado uma luz caso seja isso que você está pensando em fazer e que vocês tenham gostado desse tipo de post, pois foi um conteúdo que eu adorei produzir e que espero fazer mais vezes, caso seja do interesse de vocês. Me conta aqui nos comentários.

Beijocas da Barb 🖤


***
Este post é válido para o Comentário Premiado.
Clique aqui para mais informações.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.