sobre livros e a vida

30/11/2014

Na Telona :: ‘A Esperança – Parte 01’ #17

Heey, gente. Tudo bem??

Ontem, enfim, consegui assistir a primeira parte da adaptação do livro de Suzane Collins, A Esperança – Parte 01. Confesso que não estava empolgada, até porque, para mim, esse foi o livro mais chato da trilogia. Porém, precisava assistir e agora vou contar para vocês o que achei. Ah, esse post pode conter spoiler dos livros e filmes anteriores a essa trilogia.

O distrito 12 não existe mais! Depois desse choque que levamos no fim de Em Chamas, somos absorvidos por um mundo de descobertas e loucuras em A Esperança. O Distrito que, até então, pensávamos estar extinto é, atualmente, a maior potência contra a Capital. Com uma forma de governo própria e uma organização incrível, o Distrito 13 vive sob os escombros do que um dia foi.

Resgatada da arena, Katniss encontra-se lá agora. Ela não sabia que a sua flechada poderia resultar em uma guerra em Panem, sabia muito menos que ela seria o símbolo rebelde dessa guerra. Mas agora ela sabe e terá que decidir se lutará ou não a favor da causa que ela, mesmo sem saber, defendeu desde os primeiros jogos. Mas e Peeta? Ela poderia liderar uma rebelião sabendo que o amor da sua vida encontra-se no lado oposto ao dela? Mas será que ele realmente encontra-se no lado oposto ao dela. O coração de Katniss diz que não. Será que o nosso coração está sempre certo?

O Tordo está vivo! Esse foi o lema da campanha que conduziu Katniss ao patamar de líder da revolução. Agora os distritos viram-se contra a Capital em busca da extinta democracia e de uma forma de governo mias igualitária para todos os povos. Todos querem derrubar o Presidente Snow e sua corja. Mas a Capital é mais forte do que parece, ou aparentemente é isso.

Enquanto Johanna, Peeta e outros vencedores dos Jogos ficam ao lado da Capital, Katniss busca formas de convencer ainda mais a população sobre o que realmente é bom para Panem. A cada nova descoberta feita, novas coisas estão para serem descobertas. Snow não tem pena, matar as pessoas é a única forma de fazer com que elas temam ao seu governo e desistam da rebelião. E o apoio dos vencedores dos jogos passa a ser contestado.

Gale tem uma presença forte nessa obra, ele é quem ajuda e conduz Katniss para onde ela mesma quer ir. Sua irmã e sua mãe também voltam a aparecer com certa relevância.

Okay. Parece que acontece muita coisa nesse filme, não é? Mas não é bem assim. O filme tem uma dose alta de ação e descoberta, muitas coisas que as adaptações anteriores deixaram em branco são respondidas nesse episódio da trama, porém isso não fez com a história tornasse-se um pouco cansativa.

A presidente do Distrito 13 é uma mulher interessante, mas que não aparenta poder. Os diversos discursos dela no decorrer da história são desnecessários e chatos. Adoramos quando uma adaptação traz muitos detalhes da obra literária, mas não quando esses detalhes tornam tudo cansativo.

Achei que sim, foi uma ótima adaptação, bem fiel ao livro, entretanto toda a obra caberia em um único filme. Foi extremamente desnecessária essa divisão. Ao meu ver, uma divisão no volume Em Chamas seria mais pertinente, aquele filme sim teria mais potencial para ser revelado.

A Esperança – Parte 01 é uma obra bem produzida e dotada de drama, apesar do filme prometer nos emocionar, não cheguei a chorar nas partes mais tensas, coisa que fiz em Em Chamas. O diretor afirmou que o final da trama seria mudado, espero para ver o que ele fará com o livro. Ah propósito, ainda existem rumores de que existirão filmes após esse. Se é verdade eu não sei, mas acho desnecessário enrolar em uma obra já concluída.

É um filme que vale a pena ser visto, principalmente para quem já vem acompanhando a trama de Katniss, Peeta e os jogos. Entretanto, é bom baixar um pouco a bola da expectativa e deixá-la para a parte 02. Acredito que as coisas serão mais interessantes por lá.

BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem é válida para o TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.