sobre livros e a vida

07/07/2016

Na Telona :: ‘A Era do Gelo – O Big Bang’ #43

Oi, gente. Tudo bem?

Terça-feira participei de mais uma cabine de imprensa aqui em Porto Alegre – em parceria com a Espaço/Z – e hoje vim contar para vocês o que achei do quinto filme dessa que é uma das minhas franquias de animação queridinhas. Vamos conferir?!

Filme: A Era do Gelo – O Big Bang
Título Original: Ice Age – Collision Course
Diretor: Mike Thurmeier
Distribuidora: Fox Filmes
Duração: 1h34min
Lançamento: 07 de julho de 2016
Classificação: Livre
Sinopse: Depois que o esquilo Scrat, involuntariamente, provoca um acidente espacial em sua incansável perseguição pela noz, um enorme meteoro entra em rota de colisão com a Terra, ameaçando o lar de Manny, Diego, Sid e cia. Sem saber o que fazer para reverter a situação, eles terão que confiar em Buck, a elétrica doninha caolha do terceiro filme – único do grupo que realmente tem um plano para evitar o trágico fim de todos. Paralelamente, Mannie e Ellie têm que lidar com iminente saída de Amora de casa, ao passo que Diego e Shira pensam em aumentar a família e Sid finalmente parece encontrar o amor.

Scrat segue em sua implacável busca pela noz em meio ao gelo. Quando acidentalmente cai em um buraco e encontra uma nave espacial, seu ímã para problemas fica ainda mais forte. O pequeno esquilo vai parar no espaço sideral e causa diversas confusões que se revertem na formação do Universo e levam muitos problemas à Terra.


No nosso planeta, Manny está tendo que lidar com o namoro de Amora. Ele sempre foi um pai excelente para a menina, mas agora a está vendo crescer e se afastar, o que deixa o mamute sem reação. Por isso, Manny implica muito com Julian e faz de tudo para destratá-lo, mesmo que involuntariamente.

Diego e Shira estão curtindo sua paixão um pelo outro e tem o forte desejo de terem filhos. Só que, aparentemente, nenhuma criança gosta deles e o medo começa a rondar seus pensamentos. Já Sid continua o mesmo. Ele está em busca de um amor, mas ninguém tem paciência pelo seu jeito sentimental demais (seria Sid canceriano? Provável. Haha).

Um grande dia chegou para Ellie e Manny. Eles deviam comemorar as bodas e Ellie preparou uma grande surpresa para o marido, só que Manny esqueceu. O que deveria virar uma grande confusão torna-se uma grande comoção quando fogos de artifício pipocam pelo céu e Ellie acredita que foi uma surpresa de Manny.

Após o show de fogos – que também foram culpa de Scrat – uma chuva de meteoros se inicia e o grupo precisa se esconder em uma caverna para se proteger. Ao saírem, encontram uma grande destruição causada pelas rochas espaciais e pensam em seguir com suas vidas. Até porque uma chuva de meteoros não é tão incomum, certo?

Errado! Buck, a doninha caolha domadora de dinossauros que apareceu no terceiro filme, retorna à vida de Manny e seus amigos com uma bombástica notícia. Ele encontrou no subsolo onde vive uma profecia que afirma que um enorme meteoro cairá na Terra e levará à extinção dos mamíferos, como aconteceu milhões de anos antes com os dinossauros. Porém, como alguns dinossauros sobreviveram no subsolo, Buck acredita que ele e o grupo podem mudar o curso da profecia e salvar a Terra do seu fim.

Com isso, o grupo parte para o local onde aparentemente o meteoro cairá – o mesmo que caiu outras vezes – para tentar entender o que o atrai até lá. Eles precisarão enfrentar muitos perigos no caminho (grande parte por culpa de Scrat, é claro), mas principalmente uma família de dinossauros alados que quer impedir que eles salvem o planeta para então dominá-lo e vingarem-se de Buck, que lhes trouxe muitos problemas no mundo inferior.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir!

Quando recebi o convite pra cabine de imprensa desse filme, pensei bastante antes de aceitar. Tenho um carinho enorme pelos mamíferos que protagonizam a história, mas depois de um filme mediano e outro bem ruinzinho, minhas expectativas estavam baixíssimas sobre esse quinto volume da franquia. E não é que fui surpreendido?!

Com uma montagem fluida e irreverente, O Big Bang conseguiu me conquistar logo nos primeiros minutos e me arrancou muitas risadas. As mensagens por trás do enredo, as referências a outros filmes e a personalidades, o contexto histórico da trama… Tudo isso unido transformou a película em um dos melhores da franquia, perdendo apenas para o primeiro, que traz uma abordagem totalmente única e sincera.

Fiquei bastante animado em ver o crescimento de Amora e o quanto a menina amadureceu. Amora quer viver a própria vida ao lado de seu amado, mesmo que isso implique em se afastar dos pais. Ela quer desbravar o mundo com Julian e acredita que juntos poderão encontrar a felicidade onde quer que esteja e está determinada a tudo para tal.

Sid não teve tanto destaque nesse filme, mas suas poucas aparições foram mais uma vez hilárias. A desajeitada preguiça aprontou poucas e boas, como sempre, mas ele continua sendo a cola que deixa o grupo unido. Também amei ver um pouco mais da relação de Diego e Shira. O dentes-de-sabre sempre foi fechado e um tanto distante, mas desde que conheceu a amada está cada vez mais sentimental.

Os dubladores mais uma vez deram um show. Diogo Vilela, Márcio Garcia e Tadeu Melo já são as vozes características de Manny, Diego e Sid – respectivamente – e seria estranho mudar isso nessa altura do campeonato. Tivemos a participação de Ingrid Guimarães, como a preguiça Brooke que conquista o coração de Sid – e que foi ótima; e do YouTuber Whindersson Nunes, como um dos dragões que perseguem Buck e que foi… bem, prefiro não comentar.

Visualmente, o filme está lindo. A produção se preocupou com cada detalhe, apesar de um ou outro erro de continuidade de cena, que só dão pra perceber se você prestar muita atenção. A trilha sonora está fantástica, apesar de esse ser o primeiro filme da franquia com um novo responsável pela mesma. E os efeitos 3D também estão ótimos, palmas para a produção.

A Era do Gelo – O Big Bang é um filme que cumpre seu papel de entreter crianças e adultos e ganhou um lugar cativo no meu coração. Super recomendo! O filme entra em cartaz hoje nos melhores cinemas, então não deixem de assistir!

Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.