sobre livros e a vida

21/01/2016

Na Telona :: ‘A 5ª Onda’ #34

Oi, gente. Tudo bem?

Na última sexta-feira eu participei de mais uma cabine de imprensa e hoje vim contar para vocês o que achei de mais uma adaptação que chega aos cinemas amanhã. Vamos conferir?!

Filme: A 5ª Onda
Título Original: The 5th Wave
Diretor: J Blakeson
Duração: 1h57min
Lançamento: 21 de janeiro de 2016
Classificação: 14 anos
Sinopse: A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

Cassie Sullivan levava uma vida normal quando uma nave alienígena entrou na órbita da Terra e virou seu mundo de cabeça para baixo. Depois do 10º dia a 1ª Onda caiu sobre a população. Um pulso eletromagnético fez com que tudo movido a eletricidade parasse. Sem energia, não somos nada. Nada de carros, televisões ou telefones. Até os aviões caíram do céu. E isso foi só o começo. 
Quando a 2ª Onda chegou, tsunamis eliminaram as costas. Não existia mais litoral ou ilhas. E isso não foi nada se comparado ao terror da 3ª Onda. Aqueles que sobreviveram à 2ª desejaram ter morrido. Um vírus mortal atingiu as pessoas, aniquilando mais de 95% da população. O mundo estava em caos. As pessoas finalmente entenderam que os Outros não eram nada amigáveis. Quando a 4ª Onda, os Silenciadores, chegou, muitos já estavam sem esperanças… E é aí que começa a 5ª Onda.

Cassie perdeu sua mãe para o vírus. Junto de seu pai e seu irmãozinho Sammy, ela procurou um abrigo. Nenhum lugar era seguro. Porém, existiam boatos a respeito de uma base militar que estava abrigando os sobreviventes. Mas no final, a base não era o que parecia e Cassie se vê sozinha. O pai está morto e Sammy foi levado.

Só que Cassie prometeu que protegeria o irmão e está determinada a encontrá-lo, mas como uma garota de 16 anos pode sobreviver em um mundo onde não se pode confiar em ninguém e um simples erro pode custar sua vida? E é quando Cassie está perdendo as esperanças que seu caminho cruza-se com o de Evan, que cuida dela e promete levá-la até Sammy.

Evan Walker é um garoto aparentemente comum, mas parece saber mais do que demonstra. Ele tem uma habilidade de sobrevivência enorme e está determinado a ajudar Cassie. Mas até que ponto a garota pode confiar no seu novo aliado? Que segredos Evan está escondendo dela?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir!
Acho que não é novidade para ninguém aqui que A 5ª Onda é um dos meus livros favoritos da vida, de tanto que falo dele aqui no SEA. Então, quando a fase de pré-produção do filme começou, é claro que acompanhei cada detalhe e fiquei morrendo de medo que a adaptação estragasse essa história tão fantástica.

Surpreendentemente não foi o que aconteceu. Além do filme ser fiel à obra original em quesito narrativa, também mantém toda a ação, fazendo com que até o espectador mais exigente se veja preso à tela durante a sessão. Eu suspirei, vibrei, me emocionei e torci por Cassie, como se tudo aquilo fosse novo para mim.
A atuação de Chloe Grace Moretz confesso que não me agradou muito. Cassie é uma personagem cheia de Girl Power, determinação é seu nome do meio, e achei que Chloe não soube passar muito bem as emoções da protagonista. O restante do elenco foi ótimo, com um enorme destaque para Alex Roe, que interpretou o misterioso Evan e soube trazer todas as nuances do personagem, Maika Monroe, intérprete da Especialista, figura mais badass do filme e Liev Schreiber, que deu vida ao onipotente vilão, Coronel Vosch.

Os efeitos especiais foram muito bem trabalhados e deram veracidade à trama, com exceção de uma cena que achei bem desnecessária. A forma como a produção se preocupou com cada detalhe mostrou que eles estavam apostando alto nessa obra e fiquei muito feliz em perceber isso.

O ponto alto da trama é, com certeza, a relação fraterna entre Cassie e Sammy. Tudo que a protagonista do filme deseja é encontrar seu irmão e ai de quem entre em seu caminho para alcançar seu objetivo. Ela passa por poucas e boas para tal e isso só a deixa mais forte. Sammy em momento algum perdeu a esperança de que Cassie o encontraria e achei isso maravilhoso.
A 5ª Onda entra para o ranking de ótimas adaptações e estou torcendo para que vocês gostem tanto quanto eu e já estou desejando que o próximo filme da franquia seja produzido. Se ainda não convenci vocês a assistirem (isso é possível?), confiram o trailer abaixo e corram para a sala de cinema mais próxima!

Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.