Heey gente, tudo bem??
Já começo esse post falando que não sou uma expert em Língua Portuguesa e/ou Gramática, mas estou estudando para me tornar um pouquinho melhor, só que tenho conhecimento da língua o suficiente para saber empregá-la da maneira correta, bem como para apontar algum erro.
Desde que entrei na blogosfera, especialmente trabalhando com blog literário, percebi o quanto a escrita é importante e o quanto os meus leitores dão atenção a ela. Tendo isso em vista, procuro sempre pesquisar sobre a nossa língua para trazer textos legíveis e corretos para os meus leitores.
Infelizmente não vejo esse mesmo empenho de alguns blogueiros atuais. Acho que falo por boa parte da população leitora desse país quando digo que, ao se falar sobre livros, é necessário ter um domínio mediano, ao menos, da nossa língua mãe. Cansamos de julgar autores, editores e redatores pelos erros encontrados nas publicações que temos em casa, bem como julgá-los incapacitados para fazerem esse trabalho, correto? Mas eu me pergunto: “E quanto aos blogueiros? Aqueles que não tem domínio algum do português não deveriam, também, serem considerados incapacitados de exercer esse trabalho?”
Por favor, não digam que estou julgando ou apontando ninguém, ou que estou querendo me sobressair nesse meio. Eu me considero falha, eu sei que ainda tenho muito o que aprender no ramo da gramática, afinal, o Português é muito extenso, cheio de regras e sub-regras, e eu não as domino totalmente. Mas acredito que escrevo de uma forma coerente, e nunca me vi cometendo erros absurdos. Vocês já viram?
Eu não estou falando da falta de uma vírgula, ou de um ponto colocado em local errado. Estou falando de erros que podemos chamar de grotescos. Pessoas que não sabem a diferença entre haver e a ver, ou mais e mas, corram e corrão, acentuação, pontos excessivos. Como uma pessoa que não sabe diferenciar essas regras básicas do Português pode se achar no direito de julgar alguma obra literária?
Esse post é sim uma crítica, um convite aos blogueiros para lerem e relerem suas postagens antes de publicá-las, e que, se ainda estiverem em dúvida, procurem um corretor on-line ou o próprio word e blogger que fazem correções, ou que, sei lá, peça a um amigo para ler antes de publicar, mas que, por favor, controlem ao máximo esses erros. Eu já abandonei a leitura de textos devido a isso, e acho horrível esse fato estar aumentando cada vez mais no nosso meio.