sobre livros e a vida

22/03/2017

Na Telona :: ‘Fragmentado’ #58

Oi, gente. Tudo bem?

Esta semana participei de mais uma cabine de imprensa aqui em Brasília, em parceria com a Espaço/Z, e vim contar para vocês o que achei do filme em questão, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira. Vamos conferir?!

Filme: Fragmentado
Título Original: Split
Diretor: M. Night Shyamalan
Distribuidora: Universal Pictures
Duração: 1h57min
Lançamento: 23 de Março de 2017
Classificação: 14 anos
Gênero: Ação/Thriller
Sinopse: O psicopata Kevin (James McAvoy) tem nada menos que 23 personalidades. Um dia, ele sequestra três garotas. No cativeiro, Kevin começa a atormentá-las com seu comportamento instável. Para o terror das jovens, a pior dessas personalidades, conhecida como The Beast, ganha vida.

Convidada por pena para a festa de aniversário de Claire Benoit, Casey Cooke é a única garota que ainda não foi buscada pelo pais na festa. Não vendo outra opção, o pai de Claire oferece carona para a garota tímida e quieta.
Logo após entrar no carro, Casey, Claire e sua amiga Marcia percebem que o homem atrás do volante não é o simpático pai de Claire e sim Dennis, um estranho mal encarado que não hesita em apagá-las e levá-las para seu cativeiro subterrâneo.
Confusas e desesperadas, as garotas fazem de tudo para serem ouvidas e criam esperanças de serem salvas ao avistarem uma sofisticada mulher que atende pelo nome Patricia. Para a surpresa das três jovens, Patricia é apenas Dennis em roupas diferentes, o que faz com que elas fiquem ainda mais confusas.

Na busca desesperada por uma saída daquele lugar assustador as garotas conhecem outra personalidade de Dennis, Hedwig, um garoto de 9 anos com uma ‘fala chiada’ que inocentemente tenta explicar o que está acontecendo.
Dennis, Patricia e Hedwig são apenas 3 personalidades das 23 que vivem dentro de Kevin, o portador de um transtorno mental extremamente raro, complexo e praticamente desconhecido. Cada uma das personalidades possuem seu momento na luz e são normalmente comandadas por Barry, a personalidade principal.

Porém nas últimas semanas Barry tem agido de forma estranha e isso faz com que a sua psicóloga Dr. Karen Fletcher comece a investigar de perto o que está acontecendo com Kevin. O que ela não imagina é que além das 23 personalidades já existentes uma 24ª não tão inofensiva está se desenvolvendo.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir!
Fragmentado é o novo thriller do diretor M. Night Shyamalan, responsáveis por filmes como O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais, A Vila e A Visita e também de desastres como O Último Mestre do Ar e Depois da Terra. Quando o longa foi anunciado imediatamente iniciaram as apostas para saberem em qual das duas categorias Fragmentado iria se encaixar.
Para a alegria de todos os fãs do gênero, o filme trás de volta o Shyamalan que todos amam e que não se contenta com menos do que a perfeição.
O filme traz James McAvoy fazendo um trabalho magnífico no papel de Kevin. O ator que até hoje não tinha no currículo um personagem realmente complexo e que mostrasse todo o seu talento nos mostrou ser capaz de incorporar diversas personalidades diferentes e transitar com sutileza entre uma e outra sem deixar nenhuma dúvida de quem está tomando conta do corpo de Kevin no momento.
Não menos talentosa do que James, temos no papel de Casey a atriz Anya Taylor-Joy que assim como em A Bruxa e em Morgan consegue expressar tantos sentimentos diferentes proferindo poucas palavras durante todo o longa. Porém por ter essa facilidade em interpretar garotas diferentes do resto da sociedade e que possuem um olhar enlouquecido, podemos ver que a atriz está se moldando para se tornar aquele tipo de atriz que faz o mesmo personagem em todos os filmes, o que se encaixou perfeitamente em Fragmentado mas que com o passar do tempo acaba ficando cansativo.

Uma das características que estão presentes em todos os filmes do diretor são os plot twists. Então é praticamente impossível você iniciar Fragmentado sem prestar atenção em todos os minúsculos detalhes para tentar adivinhar qual será a grande surpresa que ninguém poderia imaginar. E é exatamente aí que fugindo do padrão de seus filmes anteriores o diretor consegue nos surpreender mais ainda.

A trilha sonora composta por West Dylan Thordson é uma obra de arte por si só. O compositor conseguiu multiplicar a angústia e agonia em cada cena de uma forma incrível.
Fragmentado é um filme para aqueles que amam o gênero e também para aqueles que querem se aventurar agora. O longa que já uma ótima experiência para quem está tendo o primeiro contado com o diretor consegue se ainda melhor para aqueles que aguardavam ansiosamente a volta do Shyamalan que tanto amamos.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.