E aí pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui pra falar pra vocês de um livro lindinho que recebi em parceria com a Galera Record. Vamos conferir?!
Livro: De Volta a Blackbrick
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Sinopse: Neste livro sensível e delicado, a autora utiliza o universo fantástico para falar sobre memória. O protagonista é Cosmo, um menino que vive com o avô e muitas vezes tem pouca paciência com ele. Na verdade, o avô sofre de Mal de Alzheimer e está perdendo a memória. Um dia, ele dá uma chave a Cosmo e pede que ele vá até a mansão de Blackbrick. O menino descobre que o local é, na verdade, um portal para o passado, e lá encontra o avô aos 16 anos. Com a nova convivência, ele vai conhecer de verdade sua história.
Cosmo tem uma infância complicada. Depois que seu irmão mais velho, Brian, morreu, a mãe tornou-se uma workaholic e mudou-se para Sydney para trabalhar, assim deixando o menino para morar com os avós, DeeDee e Kevin. O menino é bastante próximo do avô, mas a situação muda quando o senhor começa a apresentar sinais do Mal de Alzheimer e muitas vezes esquece quem Cosmo é.
Tudo piora quando uma assistente social surge querendo levar Kevin embora. Acredita-se que ele não está mais apto para continuar morando na casa, o que força Cosmo a ter que ir morar com o tio, o que deixa o menino irritado. Por que afastar seu avô das pessoas que o amam e se preocupam com ele?
Antes de ir embora, Kevin tem um de seus raros momentos de lucidez e conversa com Cosmo. O senhor lhe entrega uma chave e um endereço e pede que o garoto vá até lá, que irá encontrá-lo naquele lugar. Esse lugar é a
Abadia de Blackbrick e a chave abre um dos seus portões. Cosmo à princípio fica receoso, achando que tudo não passa de mais um devaneio do avô, mas quando decide investigar, é surpreendido por uma descoberta.
Ao atravessar o portão que abriu com a chave, Cosmo percebe que voltou ao passado e depara-se com seu avô, só que quando ele tinha dezesseis anos. Sem saber o que fazer, Cosmo resolve embarcar nessa aventura, alterando coisas no passado para melhorar seu futuro. Mas será que isso vai dar certo?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando vi esse livro entre os lançamentos da Galera Record, a capa logo me atraiu. Resolvi ler a sinopse e me encantei com o que encontrei. Por isso, resolvi solicitar e me arriscar na leitura. E foi uma experiência única.
A escrita de
Sarah Moore Fitzgerald é leve, fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas me vi inserido em sua trama, querendo saber o que aconteceria com Cosmo e sua descoberta. Amei a sensibilidade com que a autora desenvolveu a relação do menino com o avô e o Mal de Alzheimer, dando um tom leve, mas ao mesmo tempo informativo sobre o assunto.
O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cosmo. E que personagem maravilhoso é esse? O menino é bastante inocente, mas tem uma enorme determinação em ajudar o avô que tanto ama. Achei tão tocante a cena em que ele procura informações sobre a doença de Kevin na internet e começa a praticar as instruções do site, achando que vai ajudar de alguma forma.
Tocante acho que é a palavra que define esse livro. Cada nuance desperta um novo sentimento na gente e várias vezes me vi com lágrimas nos olhos ao admirar a coragem de Cosmo. O livro é um infanto-juvenil e por isso tem uma pegada mais leve. Mas imaginem se não tivesse? Acho que deitaria em posição fetal e choraria pelo resto da vida.
A edição física é muito bonita. A capa é uma adaptação da original e é bastante atrativa. A diagramação é simples, contando apenas com o desenho de uma chave a cada começo de capítulo. As páginas são amareladas, a fonte é média e o espaçamento é bom. Sobre a revisão, não tenho muito a reclamar. Encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas nada que prejudicasse.
De Volta a Blackbrick é um livro belo, tocante e arrebatador. Estou apaixonado por essa história e já quero mais publicações da autora aqui no Brasil. Com certeza recomendo a leitura a todos. Não vão se arrepender!
Beijos e até mais! ***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.