sobre livros e a vida

18/06/2016

Dark Love e o Girl Power

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim aqui, com a ajuda do Leo,  falar sobre o DarkLove, um selo super amor da tão querida DarkSide Books mas que não recebe toda a atenção merecida.

A DarkLove é uma linha editorial da DarkSide que combina sensibilidade com aquela atitude que você só encontra nas páginas de um livro da Caveira. É uma seleção pensada especialmente para corações românticos e valentes, pois o amor é sobrenatural e acontece quando você menos espera. São histórias escritas por mulheres incríveis e que exploram culturas e épocas diferentes da nossa.
O selo teve início lá em 2013 com o lançamento da primeira edição de O Circo Mecânico Tresaulti. O sucesso do livro foi tão grande que chegou a esgotar rapidamente e alguns anos depois recebeu uma nova tiragem e uma edição especial lindíssima.

Essa linha editorial veio para mostrar que a Caveira não é só terror: tem steampunk em Circo Mecânico; tradições quase sobrenaturais em A Noiva Fantasma; viagens históricas e cheias de magia em Golem e o Gênio; amizades imbatíveis como no livro Em Algum Lugar nas Estrelas e assim por diante. Mas algo que também está presente em boa parte dos livros da DarkLove e faz com que o nosso amor por ela seja ainda maior é o empoderamento feminino.

Tendo isso em vista, nós do SEA resolvemos selecionar alguns dos livros desse selo que conseguem representar muito bem esse poder feminino. Vamos lá?

Sinopse: Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. 

O Circo Mecânico Tresaulti foi o primeiro livro que li do selo DarkLove e foi dele que partiu a ideia desse post. Como vocês leram na resenha, o livro tem inúmeras personagens femininas fortes, mas vou falar sobre três aqui. A primeira é Boss, líder do Circo. Boss é a responsável por que o espetáculo não pare e não se deixa diminuir por ser mulher, comanda tudo com pulso firme. Elena é a líder das trapezistas e muitos a consideram fria e arrogante, mas no fundo ela é uma guerreira, que luta todo dia apenas para viver sua vida. E por fim temos Bird, a jovem que sonha com as asas penduradas no escritório de Boss. Sua vida gira em torno de conseguir aquelas asas e ela não mede esforços para conseguir aquilo que quer, mesmo que precise enfrentar seus maiores medos para isso. Juntas, essas três mulheres provam que não existe empecilho para alguém que sabe exatamente o que quer.  

Sinopse: ‘A Menina Submersa – Memórias’ é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do ‘real’ sobre o ‘verdadeiro’ e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos.

A Menina Submersa conta a história de India Morgan Phelps, uma garota que encontra em seus livros não só lindas histórias mas também forças para lutar contra seu histórico genético esquizofrênico e paranoico. Sendo a terceira em sua família a apresentar a doença, IMP se recusa a seguir os passos de sua mãe e sua avó e aceitar o suicídio como única solução da “maldição da família Phelps”. Mesclando sua condição mental com sua inusitada relação com Eva Canning, nossa protagonista nos mostra que a saída mais fácil nem sempre é a saída correta. O livro em breve terá sua resenha aqui no blog.

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma… 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Em A Noiva Fantasma a nossa figura feminina é Pan Li Lan e posso afirmar que ela é uma das personagens mais fortes que já tive o prazer de conhecer. Li Lan é uma garota de 17 anos com uma educação excepcional e que se recusa a aceitar as tradições opressivas da cultura de seu povo. Em sua busca sobrenatural atrás da verdade, a nossa protagonista navega tanto a terra dos mortos como o território de seu próprio coração e nos mostra que a nossa maior força vem de dentro e que ninguém, além de você, é responsável pelo seu futuro. Conha um pouco mais da história dessa incrível personagem aqui.

Sinopse: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor. O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.

Em The Kiss of Deception, conhecemos Lia. Ela teve seu casamento com um príncipe arranjado para selar a paz entre dois reinos, mas não aceitou essa imposição. Aos dezessete anos, perto da cerimônia se realizar, Lia dá um basta em toda essa situação e foge, para dar um rumo digno à sua vida, escolhido por ela mesma. Lia prova que as mulheres são sim capazes de dar o rumo que quiserem à própria vida, mesmo que isso vá contra a opinião de todos aqueles ao seu redor. Resenha em breve.

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.

Em O Último Adeus, a protagonista é a Alexis. Sua vida mudou drasticamente depois que seu irmão mais novo se suicidou e ela está começando a se reestruturar. Tudo parece ir contra ela, mas aos poucos, Lex vai tirando uma força descomunal de dentro de si, para viver um dia após o outro e lidar com seus sentimentos. Nossa protagonista prova que existe sim vida após a morte de alguém que amamos e que, mesmo não sendo fácil, podemos – e devemos – nos reerguer. Resenha em breve por aqui.

Esses são apenas alguns dos maravilhosos títulos publicados por esse selo maravilhoso. Você pode conferir a lista completa clicando aqui.

Que tal levar um exemplar para casa?

Além de conhecer essas incríveis personalidades você ainda pode levar um exemplar de qualquer título lançado pela DarkLove. Isso mesmo. Basta preencher o formulário abaixo!

Beijos e boa sorte!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.