sobre livros e a vida

08/02/2017

Transformando o blog em empresa – Criando uma MEI

Heeey, gente. Tudo bem??

Quando eu criei o SEA tinha o intuito de apenas compartilhar as minhas leituras e ideias com quem estivesse disposto a ouvi-las. Porém, o tempo foi passando e hoje, cinco anos depois, o blog tornou-se um trabalho e, acreditem, uma empresa.
Blogueiro-Micro-Empreendedor-Individual
Nunca pensei na possibilidade de transformar o Segredos Entre Amigas numa empresa, até porque as coisas aconteceram de forma gradual. De repente uma marca queria um post patrocinado, um autor queria a presença do seu livro em um vídeo… Quando percebi, o blog já havia atingido um patamar que até então eu desconhecia, junto com o famigerado pedido: ‘Vocês emitem Nota Fiscal?’. Confesso que quando recebi essa pergunta pela primeira vez fiquei até confusa, para mim empresa geraria gastos imensos e a lucratividade nunca iria sequer cobri-los. No entanto, conversando com algumas amigas blogueiras, descobri uma forma fácil e simples de transformar o blog em empresa e é sobre isso que vou contar pra vocês hoje. 

MEI Micro Empreendedor Individual é a forma mais prática para transformar seu blog em uma empresa, você pode clicar aqui para conhecer um pouco mais. O cadastro te dá direito a CNPJ e fazendo um cadastro na Secretaria da Fazenda da sua cidade (cada uma funciona de uma forma. Aqui, por exemplo, precisei abrir um processo que ainda está em trâmite #Caos) você recebe uma senha que te dará direito a emissão de Nota Fiscal. Na hora de criar a MEI ainda não existe a possibilidade de colocar a profissão de blogueiro, mas você pode escolher alguma que se encaixe no contexto (fotógrafo ou editor de vídeos, por exemplo). Ah, você não pode ter sócio!
A regra principal para ter uma MEI é não emitir Notas Fiscais que passem do valor de R$60.000,00 por ano, caso você já esteja poderosíssimo a este ponto, a ideia é criar uma ME – Micro Empresa. Além dessa restrição, você também precisará pagar uma mensalidade de pouco menos de R$50,00 para ter direito à empresa. Um investimento, querido!
Eu  adorei tornar o blog mais profissional, até porque tenho muitas novas ideias para ele. Quando fui apresentada a esta proposta me senti tirando um peso das costas e entendi que preciso valorizar sim o meu trabalho. Um passo para o novo ♥
***
E aí, já pensou na possibilidade de transformar seu blog em empresa? Você já vê seu cantinho na internet como um trabalho? Me conta aí! Lembrando que você não precisa ver o seu blog como um trabalho se você não quiser; fazer a coisa toda por hobby é tão divertido quanto.
Se você é uma empresa ou um autor e quer descobrir como anunciar com a gente, envie um e-mail para contato@segredosentreamigas.com.br e solicite o nosso Mídia Kit.

Beijocas e até mais!
***
Esta postagem esta concorrendo COMENTÁRIO PREMIADO!
CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.