sobre livros e a vida

26/04/2018

Bolsa de estudos: uma alternativa ao ENEM

Heeeey, gente. Tudo bem??

Uma das coisas que estive pesquisando neste primeiro semestre de 2018 foi faculdade. Se vocês não sabem, eu sou formada em Letras. Me formei no fim de 2015, mas um bichinho anda me picando para entrar em um curso que ando desejando há algum tempo. Ainda não tenho 100% de certeza se irei ou não, mas quando fui convidada para contar pra vocês sobre faculdade, resolvi entrar no mérito também.

Todos sabemos que a parte mais complexa da faculdade é entrar nela, especialmente quando a gente não tem condições para pagar um curso privado. Meu primeiro curso foi feito por uma bolsa integral que ganhei do Prouni, com base na minha nota do ENEM. Mas o fato é que o ENEM não é a única opção para ganhar uma bolsa de estudos.


Eu passei pela bendita prova duas vezes, uma como teste e uma na real, e sei o quanto ela é desgastante e difícil, no sentido físico, e não intelectual. Por isso às vezes pode rolar uma nota ruim, que torna quase impossível entrar num curso bom através de bolsa. Então hoje eu trago para vocês uma dica boa para quem está com medo de se dar mal no ENEM, mas ainda assim quer tentar uma bolsa de estudos.

***

Para alcançar uma vida financeira estável com um bom emprego é preciso estudar e fazer uma faculdade. Mas a caminhada não é fácil, e fatores como tempo e dinheiro são barreiras que vão ficando cada vez mais difíceis de serem vencidas. Somando preço da mensalidade, material e transporte, o sonho de frequentar uma universidade fica distante para algumas pessoas.

Entrar em uma universidade pública também não é um caminho fácil. O ENEM virou uma verdadeira batalha e a concorrência com outros alunos que possuem uma bagagem em cursos preparatórios deixou tudo mais acirrado. Uma excelente saída encontrada para começar sua formação profissional são as famosas e salvadoras “bolsas”. No Rio de Janeiro, por exemplo, é possível estudar em instituições de qualidade, como a Universidade Veiga de Almeida, aproveitando descontos da bolsa de estudos da UVA.

Escolher o curso não é fácil. Logo que saí do colegial, ingressei na faculdade em um curso que me identifiquei de cara. No entanto, talvez se fosse entrar hoje, já não escolheria o mesmo. Eu amo Letras, ma descobri que a parte de lecionar não é para mim. Acho que hoje escolheria o Bacharelado, ao invés da Licenciatura. A escolha do curso é o primeiro passo na caminhada de quem está procurando se preparar para o mercado de trabalho. Apesar de ser composta por uma maioria jovem, o ingresso em uma faculdade é válida para todas as idades, basta ter a vontade de adquirir novos conhecimentos, sem contar que, mesmo depois do bacharelado, é aconselhável que o aluno se interesse pelas especializações, um diferencial para conquistar uma boa ocupação.

Além da grande infraestrutura, a faculdade UVA possui uma variedade de cursos para graduação e pós-graduação, que podem ser frequentadas em aulas presenciais ou na modalidade de ensino a distância (EAD). Entre as diversas disciplinas, destacam-se no quadro da instituição com possibilidade de bolsa:

  • Administração
  • Comunicação Social – Jornalismo
  • Design de moda
  • Direito
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental
  • Geografia
  • História

Sabia que você pode solicitar sua Bolsa de Estudos pela internet?

Adquirir uma bolsa não é uma operação muito complicada, porém, requer atenção do aluno para pesquisar as melhores oportunidades em um curso e faculdade de sua preferência. Existem sites que fazem parcerias com instituições privadas para oferecer bolsas de estudos tanto para a modalidade presencial como a EAD. Um site confiável para esse tipo de busca é o Educa Mais, disponibilizando uma boa quantidade de bolsas com diversos descontos durante todo o ano.

Se você ficou interessado, basta acessar o site do Educa Mais para fazer uma inscrição, depois escolha um curso e instituição de sua preferência. No caso da Veiga de Almeida, os descontos das bolsas podem ultrapassar os 50%. O preço acaba sendo muito interessante para as pessoas que precisam fazer uma graduação e não conseguiram ir muito bem no ENEM.

Na hora de escolher o curso pense em você!

É difícil imaginar perder anos de vida com um curso que não te faz feliz. Por isso pense muito antes de ingressar na faculdade, se precisar de um tempo entre o colegial e a entrada na graduação, tire esse tempo. Tenha em mente que é algo que pode sim ser modificado, mas que te exige muito tempo e que, no mínimo, deve te deixar realizado. 

A caminhada é longa e trabalhosa, mas que traz resultados muito positivos para o estudante. O ENEM é uma porta de entrada para a faculdade, mas não é a única. Se a sua nota não foi boa na prova, tente outros meios como as bolsas de estudo. Pesquise, planeje e não deixe fazer a sua graduação.

***

Me conte aí: Tu está cursando a graduação, tá curtindo? Se já está formado me conta como foi o seu período na faculdade e se ainda vai ingressar, me conta os seus interesses.

Este post foi patrocinado. 

Beijocas e até a próxima!!!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.