sobre livros e a vida

04/07/2017

Barb Viaja :: ‘Tirando o Passaporte’ #01

Heeey, gente. Tudo bem??

Hoje eu vou começar uma nova série aqui no blog – que também terá conteúdos lá no canal, então já se inscreve! – para falar sobre viagens. Se tem uma coisa na vida que eu amo, é viajar. Este ano estou tendo incríveis oportunidades para conhecer outros lugares e pensa numa pessoa feliz.

Como a minha próxima empreitada é fora do Brasil, o primeiro passo para concretizar o sonho foi tirar o Passaporte. Confesso que isso já estava na minha lista de Metas do ano desde 2016 e praticamente encabeçava a lista de 2017. Então resolvi riscar de vez e já estou com ele em mãos.

Vamos aos passos para chegar lá…

01. Emita a Guia no site da Polícia Federal

O Passaporte é emitido pela Polícia Federal e o primeiro passo e visitar o site. Lá você vai preencher todos os dados necessários e emitir a Guia para pagamento, nessa hora você já pode conferir quais documentos serão necessários e já deixar tudo em ordem para quando for ao local. No meu País, Bahia, eu paguei R$256,00 pela emissão, mas segundo me informaram, cada estado cobra um valor diferente.

02. Agendamento

Após o pagamento da Guia de Recolhimento você precisa visitar novamente o site da Polícia Federal, recomendo uma espera de dois a três dias após o pagamento para este cair no sistema, e agendar o dia e horário para ir emitir o Passaporte.

03. Organizando os documentos

Pensa em como eu surtei com isso! Os documentos são simples, mas sempre rola aquele medinho, não é? Você precisa levar sua certidão de nascimento, documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovação de votação na última eleição – caso já seja maior de idade. Se tiver tido o seu nome alterado em algum momento da vida, precisa levar as certidões que atestam a mudança no nome.



04. Dia da emissão

Sugiro que você chega com uns 15 minutos de atendimento para relaxar antes da foto. Faça uma make não muito pesada, quem usa óculos – como eu – tem que tirar o óculos na hora da foto, então foca aí pro delineador não sair borrado. No mais, confesso que achei mais prático do quê tirar o RG.

05. Pegar o Passaporte

Gente, pensa num trem que fica pronto rápido! Fiz na segunda, dia 12 de Junho e no dia 17, um sábado, já recebi e-mail informando que estava pronto. Peguei na semana seguinte e foi super prático e rápido. Se maior de idade, o passaporte tem que ser pego pelo dono, menores de idade tem a opção de retirar o documento através dos pais ou responsáveis.

É isso! Em breve trago mais alguns detalhes dos passos da minha viagem. Comenta aí o que vocês mais quer saber sobre o assunto.

Beijocas e até a próxima!!!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.