Heey, gente. Tudo bem??
Vocês não sabem a quantidade de mensagens que recebo diariamente pedindo dicas para blogs. Sério, são muitas! E para falar a verdade eu nem acho que tenho tanto a ensinar. Claro que três anos (e se for contar com o Forks Mania são 6 anos) de blogosfera me ensinaram muita coisa, mas a gente sempre acha que não sabe o suficiente ou que não vai conseguir passar o que sabe, não é?
Clicando aqui você pode assistir a um vídeo que eu fiz falando sobre o meu começo na blogosfera. Para os inscritos no canal, pretendo sim continuar fazendo vídeos desse gênero, deixa só eu me ajustar à nova rotina (a faculdade começou, people e o trabalho novo também). Caso vocês que me acompanham só aqui no blog queiram, também posso criar uma coluna para postar sobre a minha experiência blogosferáfica(?) aqui também 🙂
Bom, hoje eu separei 7 dicas bem legais, e completamente diferentes das que eu já fiz pela blogosfera afora, para quem quer começar um blog, ou para quem já começou, mas ainda não está satisfeito com o que tem. Vamos lá?
01 – Dedique-se a isso.
Sempre parece que essa dica só virá depois que o blog estiver criado, mas na verdade eu acho que essa é a primeira coisa que você tem que pensar. Esqueça a animação inicial de Ah, vou criar um blog. UHU! Pense: Eu vou ter tempo para isso? Eu vou querer abdicar de outras coisas por isso? Claro, um blog tem que ser, acima de tudo, diversão. Entretanto, não sejamos hipócritas, se estamos aqui é porque queremos ser lidos e os leitores exigem a nossa dedicação, mesmo que indiretamente. Então antes de começar um blog e abandoná-lo, ou mal postar nele por falta de tempo, pense se você terá tempo hábil e desejo o suficiente para levar esse projeto.
02 – Escolha seus temas.
Quando a gente pensa em criar um blog queremos misturar tudo o que amamos, não é? Eu também quero, haha. Mas a vida não é tão simples. Definir os temas que você irá trabalhar te deixa mais à vontade para pensar em outras coisas. Pense bem, eu não estou falando que você não pode falar sobre diversos assuntos. Claro que pode! Mas ao definir os temas você acaba não embolando tudo, fazendo muita coisa e não fazendo nada bem. Temas são vida, pessoal.
03 – Escolha seu nome.
Essa é a parte mais difícil, eu sei. Mas se você levar em consideração o tema, talvez a coisa fique mais fácil. Só tente não se aproximar muito de nomes de blogs famosos ou colocar o nome de um blog que já existe, mesmo que pequeno (você e ele vão acabar disputando espaço nas pesquisas do Google que deveriam ser só de um de vocês). Utilizar seu próprio nome está em alta no momento. Tenta isso 😉
04 – Escolha sua casa (e sua decoração).
Barb, eu já tenho tempo, tema e nome. Faço o quê agora? Corre pra escolher uma casa menina, haha. De casa eu quero dizer plataforma. As mais utilizadas são blogger e WordPress. O Blogger é mais simples de mexer e é totalmente gratuito, o WordPress é mais profissional e para que algumas ferramentas sejam liberadas você precisa contratar um serviço de hospedagem (caso vocês queiram posso falar sobre isso em um próximo post). Depois da casa escolhida, vamos à decoração, que nada mais é do que o seu layout. Você pode pagar por um ou adquirir algum free pela internet afora. Ainda dá para fuçar no google e descobrir como modificar alguns layouts free deixando-os com a sua cara. Bora estudar, meu povo?
05 – Planeje (e otimize) seu tempo.
Sério, parece simples, mas não é. Uma postagem, entre escrita, edição, fotografia e mais, demora mais de duas horas para ficar pronta. Sério pessoa, a coisa não é fácil não. Otimizar seu tempo é a melhor coisa que você faz. Eu adoro fazer listinhas de coisas para o dia e ir ticando as coisas a medida que vou fazendo. Aproveite esse planejamento para planejar também as postagens do blog. Três por semana? Quais dias da semana? Uma por dia? Manter uma frequência faz com que seus leitores saibam quando irão te visitar e encontrarão postagens novas. É o máximo!
06 – Pense nos seus leitores, mas pense primeiro em você.
O blog é seu, você tem que escrever nele o que te faz bem. Claro que você irá atender às necessidades e pedidos dos seus leitores, vivo fazendo isso. Mas você tem que estar satisfeito com o que faz ou não fará nada direito. Quando estiver escrevendo uma postagem pense: Eu gostaria de ler isso em outro blog? Se a resposta for sim, então você está indo no caminho certo. Estar satisfeita com o seu próprio espaço é a receita para o seu sucesso pessoal.
07 – Foque nos seus desejos.
Já disse e repito, escrevemos para sermos lidos. Foque nas suas metas e trabalhe para elas. É nessa hora que você irá juntas todas as dicas anteriores, principalmente a dedicação e o planejamento. Eu passo o dia trabalhando no blog e não ganho um tustão furado com isso, mas estou focando nos meus desejos. Se o blog, lá na frente, virar o meu emprego, eu sei que foi porque suei a camisa do pijama pra isso. Sue a sua também.
É isso, pessoal. Eu espero realmente que vocês tenham gostado da postagem. Comentem aí embaixo suas dúvidas e sugestões de postagens, prometo que tentarei fazer todas.
Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros da old school, que querem trazer de volta a velha e verdadeira paixão por seus diários virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.
Beijocas e até a próxima!