sobre livros e a vida

03/11/2016

03 Dicas Para Deixar seus Livros Limpinhos

Heeey, gente. Tudo bem??

Uma das dúvidas mais frequentes vindas de vocês é sobre como limpar e armazenar os livros. Realmente essa é a grande questão do Universo e até pouco tempo atrás eu não fazia ideia de como fazê-lo, por isso muitos livros meus tem marcas de mofo, mas na verdade eu nem ligo muito pra isso. Hoje em dia já sei as melhores formas de organizá-los e assim mantê-los sempre maravilhoso. Vim compartilhar esse aprendizado com vocês ♥





Essas dicas são minhas, a forma como eu cuido dos meus livros, particularmente, se você discorda de algumas delas (tem gente que não usa produto químico ou panos molhados) é um particular de cada um. Não estou dizendo para fazer assim, só estou mostrando como eu faço.

Limpeza

A grande questão é: como limpar os livros? Pode usar pano úmido? Pode passar escovinha? Posso usar álcool? Se você, assim como eu, tem estantes cheias de livros, sugiro que faça a limpeza mais profunda a cada três meses. Nesta limpeza você irá retirar todos os livros da estante e limpá-los. Primeiro passe um pano seco para tirar a poeira, caso sua casa tenha muita poeira é legal passar uma escova de cerdas médias nas páginas: segure os livros fortemente com a mão e passe a escova por eles; depois que tirar a poeira você pode passar um pano úmido – bem torcido – com água sanitária ou álcool, assim você mata aquelas bactérias safadinhas e tirar qualquer manchinha que possa vir a ter. Depois dessa limpeza folheei todos os livros e espere secar antes de reorganizar na estante.
A cada duas semanas eu faço uma limpeza mais simples: Tiro todos os enfeites da estante e os livros que ficam por cima dos outros, passo um pano seco por todas as lombadas e pela parte de cima e após passo um pano úmido pela estante. Depois é só deixar respirar por duas horinhas e colocar tudo de volta 😉 
Organização



Organizar os livros é algo que vai de cada um. Tem gente que organiza por cor, tem gente que organiza por tamanho, tem gente que organiza por gênero ou por preferência e tem gente que surta se as séries estiverem fora de ordem, haha. Eu costumo separar os livros por editora, desta forma acabo colocando os livros que tem o mesmo estilo (tamanho e tipo de lombada) juntos e deixando tudo em ordem. Dentro das editoras separo os volumes em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Complexo? Bem simples pra mim, haha! Os livros de tamanho menor ficam nas primeiras prateleiras e depois os livros maiores fazem sequência. Em uma estante eu deixo apenas volumes especiais de autores que gosto muito, 
Uma dica importante para a organização é sempre deixar os livros em pé. Colocar os volumes deitados acaba arruinando o exemplar, pois eles deformam com o tempo além de colarem as páginas devido a tinta. Isso me lembra que também é importante deixar um espacinho entre os livros, nada muito junto para dificultar o aparecimento de insetos e fungos. 
Dicas extras



O nosso maior medo é insetos aparecendo em meio aos nossos livros. Xô traça! O grande segredo está nas diquinhas de vó. Uma vez por ano você pode diluir um pouco – bem pouco – de querosene em água e passar com um pano úmido na estante – na estante, não nos livros. Para evitar formigas é bom colocar algumas cabecinhas de cravo em um tecido e colocar por trás dos livros na estante. Naftalina afasta as traças, baratas e cupins. Mas nunca jogue nada sem envolvê-los em um paninho – não pode saco, pois abafa o produto – para que eles não manchem os livros. 
Lembre-se de sempre lavar as mãos quando for pegar um livro (eu sei que nem sempre dá pra fazer, mas tentem ao máximo), o suor e a oleosidade da nossa pele diminui a vida útil dos nossos amorzinhos; nunca coloque os livros em sacolinhas pensando que irá aumentar a vida útil, na verdade faz o contrário. Mesmo na hora de tomar o chazinho perto do livro, tente manter as duas coisas afastadas, não queremos acidentes, não é?

***

Prontinho! Estas foram as minhas dicas para manter os livros em perfeito estado. Você tem algo a acrescentar nesta lista? Comenta aí que eu vou adorar mais dicas. Obrigada por estar aqui ♥

Beijocas e até a próxima!!!

***
Esta postagem está concorrendo TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.