Oi, gente. Tudo bem?
Livro: Sociedade da Rosa
Série: Jovens de Elite (#02)
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 336
Sinopse: A sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.
Adelina Amouteru conseguiu livrar-se das garras do seu pai tirano, descobriu ser uma Jovem de Elite com poderes inimagináveis e encontrou uma nova família na Sociedade dos Punhais. Contudo, quando se trata da garota, as coisas nunca são simples. Sua irmã, Violetta, foi capturada pela Inquisição e para mantê-la viva Adelina precisou tornar-se uma espiã, passando informações sobre seus novos amigos para Teren, o Inquisidor Chefe.
Para seu plano de vingança, Adelina quer encontrar outros Jovens de Elite e formar sua própria Sociedade. Assim, ela parte com Violetta para uma pequena cidade litorânea, indo atrás de boatos sobre um Jovem de Elite conhecido como Magiano, que pode ser seu primeiro recrutado. Mas é claro que essa jornada não será tão fácil assim.
Marie Lu pode ser considerada uma das autoras com mais plot twists da história da literatura. Ela resolveu apostar em algo completamente diferente em Sociedade da Rosa e mostrar um outro lado da trama política de seu universo e toda questão da rivalidade entre Adelina e os Punhais. Cada virar de página era uma nova surpresa e me vi tendo que interromper a leitura algumas vezes para respirar e me recuperar.
O livro segue sendo narrado em sua grande maioria em primeira pessoa, sob a perspectiva de Adelina. Entretanto, nessa continuação Lu resolveu apostar em mais visões em terceira pessoa, abordando outros personagens e amplificando a perspectiva do leitor sobre tudo que se desenrolava na sociedade. Achei isso fantástico.
Falando sobre os personagens, preciso falar sobre Adelina. Estou completamente encantado pela controvérsia da protagonista. Algo que me incomodou muito no primeiro livro agora é um dos fatores que me faz gostar da história. Nossa mocinha pode ser considerada uma vilã durante boa parte do tempo, já que seus objetivos não são tão puros assim.
A única coisa que me incomodou em Adelina foi o motivo para ela ter iniciado seu plano de vingança. Parecia uma criancinha de jardim de infância triste porque foi expulsa do grupinho dos populares e, de birra, foi lá e criou outro para destruir aquele que não a quis. Sério. Qual a necessidade disso? Acho que Marie Lu poderia ter explorado melhor essa questão.
O desfecho da obra também foi de tirar o fôlego e só posso aplaudir a autora por isso. As coisas se encaminharam para um lado que eu não esperava e fico me perguntando o que será do terceiro livro da trilogia. Ou Lu vai fechar a série com chave de ouro ou fazer uma confusão daquelas e estragar tudo. Nesse caso, não há meio termo.
Sociedade da Rosa não superou Jovens de Elite, mas foi uma excelente continuação e estou morrendo de ansiedade pelo último volume dessa série que a cada dia me surpreende mais. Com certeza recomendo a leitura pra vocês. Deem uma chance e garanto que não vão se arrepender!
Quer comprar este livro e muitas outras coisas com desconto? Clique aqui e descubra como ter cupons promocionais para utilizar em diversas lojas online. 😉