sobre livros e a vida

24/07/2017

Tá Na Estante :: ‘Meus 15 Anos’ #679

Oi, gente. Tudo bem?

Esse mês não li quase nada,  mas no final de semana concluí uma leitura bem leve e hoje vim contar para vocês o que achei do livro em questão. Vamos conferir?!

Livro: Meus 15 Anos
Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 232
Sinopse: “Meus 15 anos” conta a história de Bia antes, durante e depois do grande dia, sua festa de 15 anos, claro! A melhor amiga, a rival, o melhor amigo, o menino mais gato e popular da escola… Todos contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e amadurecimento, numa narrativa que intercala as vozes de cada personagem, tornando o texto mais dinâmico. Repleto de referências ao cinema – os títulos dos capítulos são títulos de filmes com os quais a garotada certamente vai se identificar – o livro é sinônimo de diversão e sucesso.

Bia é aquela típica garota nerd e invisível, que não gosta de chamar atenção. Ela está prestes a completar 15 anos, o que, para a maioria das garotas é um grande sonho ter seu dia de princesa e Bia não é diferente disso. O dia de sua festa está chegando e a menina está fazendo um enorme suspense para as amigas acerca dos detalhes da comemoração.
A jovem não quer que nada dê errado nesse dia tão especial. Ela quer aproveitar muito a festa e também dançar aquela música lenta com Thiago, seu crush master. Suas amigas até deram um empurrãozinho para que ela fosse notada por ele, o que é algo louvável, já que ele é o menino mais gato do colégio e não costuma reparar em garotas nerds como Bia.
Mas será que Thiago vai ir mesmo na festa? E se for, será que vai falar com ela? Muitas perguntas se passam pela cabeça de Bia, mas ela não perde por esperar. Talvez aquilo que ela mais deseja não seja o que ela realmente precisa e sua grande festa está prestes a mostrar isso para ela…
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Meus 15 Anos foi lançado originalmente em 2013 e confesso que não chamou muito minha atenção na época. Contudo, com a estreia da adaptação para as telonas, estrelada pela sensação teen Larissa Manoela, a Rocco resolveu relançar a obra. Depois que vi o trailer do filme, pensei que poderia ser uma leitura interessante e divertida. E não é que foi mesmo?

A escrita de Luiza Trigo é leve, fluida e completamente viciante. Peguei o livro para dar uma lida nos primeiros capítulos e, quando percebi, já estava quase concluindo a leitura. Esse mês de julho foi caótico para mim no quesito leituras, por isso pegar um livro e finalizá-lo tão rápido é algo digno de ser mencionado.
A obra possui capítulos curtos, cada qual possuindo o nome de algum filme que resume bem o que vai acontecer. Cada capítulo é narrado por um personagem, dando seu ponto de vista sobre determinado fato. Achei esse estilo de narrativa bem interessante e abrangente, dando mais vozes e informações à trama, do que se fosse centrado apenas na perspectiva da protagonista.
Falando na protagonista, Bia é uma personagem bem interessante. Apaixonada por livros, bastante inteligente e uma amiga leal, a personagem me cativou logo de início. Também gostei muito de Bruno, o melhor amigo de Bia. Ele é um fofo e está na cara que é apaixonado pela amiga, mas Bia só tem olhos para Thiago e não percebe as intenções do rapaz.
O final foi bem previsível, mas que história adolescente não é? Podemos perceber que se trata de uma trama para jovens e não posso desmerecer a trama nem um pouco por isso. Pelo contrário. Luiza acertou bem a mão em conduzir o ritmo da narrativa e deu grandes lições. Adorei.
A edição física está bem trabalhada, mas confesso que não gostei da capa inspirada no pôster do filme. As páginas são brancas, a diagramação é simples e a fonte é grande. A revisão está ótima, não lembro de ter encontrado erros.
Meus 15 Anos é uma leitura leve, divertida e que eu adorei fazer. Com certeza recomendo a leitura e já estou empolgado para assistir a adaptação.
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.