Olá meus brigadeiros, como estão nessa quarta-feira?! Eu estou be happy, hehe. Super feliz por vocês estarem participando bastante das 2 promoções ativas no blog, e já vou contar um segredinho à vocês, estou prestes a estrear nova promoção… 5 Prêmios para 2 Ganhadoras, e já está tudo escolhidinho, hehe. Então fiquem de olho no SEA para não perderem õ/ Mas vamos ao post de hoje?? Porque ler é o melhor remédio?? Você já se perguntou isso??
Hoje, vindo do curso, estava lendo Pacto Secreto, da Eliane Quintella e me perguntando, Porque eu fico feliz sempre que estou lendo? Fiz a mesma pergunta a uma amiga, e ela me respondeu que, talvez porque, quando estamos lendo entramos na mente do narrador da história, ou melhor, vivemos a vida dos protagonistas da história… Então, esteja ele triste ou feliz embalamos-no nos sentimentos dele, e acabamos por esquecer o que nos afligia. Gostei bastante das explicações dela, mas fui buscar auxílio na internet.
Google, viva o Google õ/ Acabei por achar diversas pesquisas sobre o assunto, e em sua maioria resumia-se o que ela me disse, “A palavra tem um efeito terapêutico. Verbalizar ajuda os pacientes, e esse é o fundamento da psicoterapia – ou talk therapy, como dizem os americanos. E a inversa é verdadeira: ao ouvir histórias, as crianças sentem-se emocionalmente amparadas.” Ou seja, as histórias, contadas ou lidas, tratam do nosso psicológico, atingindo áreas que liberam hormônio de prazer, felicidade, êxtase, e até, cura.
Os efeitos positivos que a leitura proporciona ao processo de recuperação da saúde dos pacientes hospitalizados, despertando-lhes esperança, desabrochando risos, tocando-lhes o intelecto, a emoção e ativando seu cérebro, são significativos e incontestáveis na promoção do bem-estar emocional e físico, além de ampliar seu universo cultural.
Mas você não precisa estar doente, ou triste, para ler… Faça da leitura um hábito, um prazer. Procure sempre livros com gênero que te interessam. Se você gosta de romance, não procure ler filosofia, isso pode deixá-lo um tanto quanto emburrado. Varie os locais em que você vai ler. Uma dica: Ler ao ar livre é uma ótima opção; praias, parques, bosques. Leia enquanto escuta música, debata sobre o livros com os amigos.
Assim, a leitura ficará mais interessante e sua vida ficará bem mais divertida… Porque ler é o melhor remédio??? Ah! Porque além de levantar até defunto não existe a necessidade de estar doente para usá-lo 🙂
Beijoos
Frase usada no texto retirada daqui.