sobre livros e a vida

14/11/2013

Ta Na Estante :: ‘O Recruta’ #156

Oi, gente. Tudo bem?

     Hoje trouxe mais uma resenha para vocês. Dessa vez, o livro é uma cortesia da editora Fundamento. Vamos conferir?!

Livro: O Recruta
Série: Cherub
Autor: Robert Muchamore
Páginas: 296
Editora: Fundamento
Sinopse: CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais – ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. James foi mandado para uma instituição para órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes. Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe “continue” ou “restart”. E que falhar não é uma opção. 

Você adoraria que fosse verdade…
Após ouvir várias indicações desse livro, resolvi solicitá-lo para resenhar. Foi uma excelente leitura, mas podia ter sido um pouco melhor.
O livro conta a história de James Choke, um menino de 12 anos que é bem problemático. No dia da morte de sua mãe, James havia machucado seriamente uma garota em uma briga na escola e depois disso apanhou do irmão mais velho dela. Como se não bastasse, seu padrasto, que o odeia, estava de volta e a mãe de James, que não saía mais de casa por ser gorda, não terminava o relacionamento com Ron, mesmo ele sendo um ladrão e fazendo mal para seus filhos. Você sente pena de James logo no começo, ao ver quão difícil sua vida é. 
Depois que a mãe morre James e sua irmã, Lauren, são levados para um orfanato. Ron, que é pai de Lauren, insiste em ficar com a garota e deixa James a mercê, abandonando-o no orfanato e deixando-o longe da irmã, como uma espécie de punição. O problema é que essa punição foi mais uma salvação. Através de seu colega de quarto no orfanato, Kyle, um espião mirim, James conhece a Cherub, uma agência secreta que usa crianças como espiões. Ao conhecer a agência, James vê uma chance de ajudar os outros, se proteger e ficar ao lado de Lauren.
O livro é excelente. A leitura fluiu rapidamente, fazendo com que eu lesse o livro em apenas uma tarde. O livro é narrado em terceira pessoa, abordando o ponto de vista de James. Dessa forma, conseguimos conhecer todos os detalhes da Cherub e nos sentimos mais próximos dos outros personagens. 
A parte do treinamento inicial, para James entrar de fato na Cherub, foi a parte mais empolgante da história. Gostei muito também das partes da primeira missão do garoto e do núcleo de lá. 
Embora o livro seja juvenil, e o protagonista tenha apenas 12 anos, temos algumas cenas de romance. Achei esse o único defeito do livro, não pelo romance, mas pelo fato de o James ter atitudes de alguém muito mais velho. Pode ser pelo fato de ter enfrentado coisas muito fortes para alguém da sua idade, forçando-o a amadurecer precocemente, mas mesmo pensando assim não consegui engolir.
A diagramação do livro é excelente, com diversos detalhes em laranja nas páginas, dando um contraste com as folhas. A série possui 12 livros, tendo 3 já lançados aqui no Brasil. Li em algum blog que o autor, Robert Muchamore, é ex-detetive particular. Isso não me surpreende, só explica o fato de o livro abordar tão bem a espionagem.
Super recomendo a narrativa!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.