sobre livros e a vida

20/11/2024

NA TELONA :: ‘Wicked’

Na última semana eu fui convidado pela Espaço/Z a participar de mais uma cabine de imprensa aqui em Brasília, dessa vez para assistir o filme mais aguardado do ano (pelo menos aqui em casa), e hoje eu vim contar para vocês o que achei de ‘Wicked’.

Wicked conta a história de Elphaba e Galinda antes de se tornarem respectivamente a bruxa má do oeste e a bruxa boa do norte. Elphaba, que sempre esteve às margens da sociedade devido a cor de sua pele, é enviada por seu pai para acompanhar sua irmã Nessarose no seus primeiro dia de aula na Universidade Shiz.

Após uma incrível, e não intencional, demonstração de poder, Elphaba é convidada a fazer parte do quadro de alunos da universidade e contra a sua vontade acaba virando colega de quarto de Galinda, uma jovem nascida em berço de ouro e que teve uma vida completamente diferente da de Elphaba.

A partir daí, uma inesperada amizade começa a surgir e transforma completamente a vida das duas jovens.

Jon M. Chu dirige Cynthia Erivo e Ariana Grande

Depois de mais de uma década na gaveta da Universal, trocas de diretores, adiamentos e ameaças de cancelamento, Wicked finalmente chega nessa quinta feira às telonas brasileiras e eu posso garantir que o filme é tudo que uma adaptação de musical precisa ser, sendo quase tudo tão perfeito que eu passei as duas horas e quarenta minutos do longa sorrindo entre lágrimas.

O filme que é dirigido pelo magnífico Jon M. Chu e estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande-Butera, é uma das mais lindas cartas de amor ao teatro musical já feitas no cinema. Em cada quadro do filme é possível ver o carinho de cada profissional envolvido nesse projeto, desde aos atores,  ao figurino que inova sem perder a essência dos originais assinados por Susan Hilferty, até o departamento de cenografia que plantou 9 milhões de tulipas e construiu um trem de 16 toneladas.

Cynthia e Ariana são as atrizes perfeitas para essa versão de Wicked. Erivo que já é um monstro da Broadway mostra em todas as suas cenas o porquê de ser tão amada dentro da comunidade musical. Já Ariana é claramente a maior surpresa do filme, levando em consideração que o anúncio de sua participação no filme lá em 2021 fez muita gente torcer o nariz. A atriz conseguiu manter a essência da personagem ao mesmo tempo que colocava sua própria identidade, trazendo uma Galinda muito mais suave que a do teatro, o que funcionou muito bem nas telonas.

Galinda e Elphaba se olhando no espelho durante Popular.

Stephen Schwartz e Jeff Atmajian conseguiram fazer o que muitas adaptações de musicais nos últimos anos tentaram e falharam grandiosamente (Mean Girls eu estou falando de você). Em Wicked houve sim uma popficação das músicas porém de uma forma que mostra o carinho envolvido nessa produção. A adição de 57 novos integrantes a orquestra original que era constituída por apenas 23 deixou os arranjos mais palatáveis para o público geral mas ainda mantém o teatralismo dos arranjos originais tão amados pela legião de fãs do musical.

O filme acerta em tantos aspectos que parece até mesquinho citar o ponto que infelizmente erra, a fotografia. Alice Brooks que assina a direção de fotografia do longa deveria ser proibida de fazer parte da equipe de qualquer outro filme. O filme conta com cenários incríveis, figurinos esplêndidos, repletos de cores vivas e infelizmente isso não é transmitido em grande parte do filme. Embora o início e o final de Wicked conte com cores aceitáveis, tudo que está no meio é uma grande festa de cinza. Um péssimo uso de contra luz, uma falta de contraste preocupante que em 3D deve ficar ainda pior (tive a sorte da cabine ser apresentada em 2D).

Fiyero chegando na Universidade Shiz

O filme em si possui aproximadamente 2h30, o que é o tamanho do musical completo, porém em nenhum momento senti que o filme se arrastava. Tivemos a dição de algumas poucas cenas para contextualização e todas muito bem encaixadas. Jon M Chu, Winnie Holzman e Dana Fox souberam adicionar com muita inteligência ao material que já existia para fazer tudo ser coeso.

Essas alterações foram essenciais para que o filme conseguisse existir como um filme solo, e não a apenas como a primeira parte de uma história que só será concluída em novembro de 2025.

Wicked chega oficialmente aos cinemas brasileiros nesta quinta, dia 21 de Novembro nos cinemas de todo o país.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.