sobre livros e a vida

08/06/2022

Instruções para Dançar, de Nicola Yoon

Evie sempre foi uma romântica incorrigível e uma grande fã de livros com essa temática. Contudo, seu mundo caiu depois que seus pais anunciaram que iam se divorciar e a garota descobriu que o pai tinha um caso. A partir disso, Evie tornou-se cética quanto ao amor e resolveu se livrar de todos os seus livros de romance.

Numa ida ao parque, Evie encontra uma caixa para doação de livros, vigiada por uma senhora bem estranha. A mulher insiste que Evie leve um livro em troca dos que ela estava deixando, o que faz com que a garota se veja com um exemplar de “Instruções para Dançar”, uma obra que não teria nenhuma utilidade para ela.

Voltando para casa, a vida de Evie vira de cabeça para baixo quando ela tem uma visão ao notar sua irmã beijando o namorado na frente de casa. Por uma questão de segundos, ela vê o casal terminando e se pergunta o que acabou de acontecer. Quando sua visão se concretiza, ela fica ainda mais perdida.

“A felicidade é uma coisa engraçada. Às vezes é preciso lutar por ela. Mas outras vezes – as melhores -, ela chega por trás, segura sua cintura e puxa você para perto.”

Evie então decide contar ao seu melhor amigo tudo que aconteceu e ele sugere que ela vá atrás do dono do livro “Instruções para Dançar”, que pode ter algo a ver com seu novo dom. Isso leva Evie até um antigo estúdio de dança, onde ela conhece X, neto dos donos e um rapaz muito charmoso.

No estúdio Evie também conhece Fifi, que lhe apresenta o complexo mundo da dança de salão. Uma competição de dançarinos amadores se aproxima e Fifi quer que Evie e X se inscrevem pelo estúdio, para dar mais visibilidade e novos alunos ao espaço.

Agora, Evie se vê presa a X e aprendendo vários estilos de dança, enquanto tenta lidar com seu novo dom e as consequências dele. Além disso, será possível alguém que não acredita no amor estar se apaixonando perdidamente pelo seu novo parceiro de dança? E até onde isso vai os levar?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***

Nicola Yoon é a mesma autora de O Sol Também é uma Estrela e de Tudo e Todas as Coisas, dois livros de enorme sucesso aqui no Brasil. Eu só li o primeiro deles e foi uma história que me cativou bastante, assim como a adaptação para os cinemas. Então, quando a Arqueiro anunciou o lançamento de Instruções para Dançar, fiquei imediatamente empolgado.

A escrita de Yoon é extremamente fluida. A autora usa e abusa de alguns clichês nessa nova história, mas é tudo tão bem conectado, tão interessante, tão apaixonante, que fica impossível de largar. É também um livro curto, daqueles que você consegue ler em uma sentada, que foi o que eu fiz.

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Evie. Ela é uma personagem muito interessante e ao longo do livro vamos acompanhando sua evolução. Em pouquíssimo tempo sua vida passa por diversas provações e ter que lidar com tanto peso de uma vez só não é fácil. Ela toma algumas decisões questionáveis, mas isso faz parte do seu processo.

“O problema do coração partido não é ele nos matar. É justamente ele não fazer isso.”

X é extremamente apaixonante! Desde o primeiro momento que ele aparece fica visível que ele vai virar a vida de Evie de cabeça para baixo, mas eu amei cada segundo disso. Os dois possuem uma química inegável e funcionam muito bem juntos como par.

Os personagens coadjuvantes também são muito interessantes, mas achei que alguns foram mal aproveitados. Certas tramas secundárias ficaram em aberto ou tiveram uma conclusão pouco satisfatória. Porém, gostaria de dizer o quanto eu amei a mãe da Evie e o quanto ela é uma maravilhosa guerreira lidando com a separação.

O final foi emocionante. Eu estava preparado pra tudo, menos para isso. Quando Nicola construiu o clímax, eu estava crente de que ela levaria a trama para um lado, mas ela foi para um completamente oposto. Sério. Fiquei com o coração apertado e finalizei o livro com lágrimas nos olhos.

Instruções para Dançar é um livro envolvente, apaixonante e bem escrito, com personagens carismáticos, uma trama bem construída e com um delicioso ritmo musical embalando cada página. Super recomendo a leitura e já quero mais livros da autora sendo lançados por aqui. Vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.