sobre livros e a vida

08/11/2020

Você tem a Vida Inteira, de Lucas Rocha

O livro começa na sala de espera de um posto de saúde no Rio de Janeiro. Ian e Victor estão ali a espera do resultado do teste de HIV. Eles não se conhecem. Os dois são homossexuais. Ian não tem nenhum relacionamento. Victor está saindo com Henrique, mas se desespera ao saber que ele é soropositivo, contudo, indetectável (ou seja, não transmite o vírus). Ian recebe resultado positivo para HIV; Victor não tem nada.

Os dois se encontram no ponto de ônibus, onde conversam sobre o resultado, o qual mudará totalmente a rotina e a vida de Ian. Neste momento, Victor dá um passo que cruza a vida dos três para sempre: passa o telefone de Henrique (o qual ele identifica como apenas  seu amigo) para que Ian converse sobre a doença.

O livro traz a narrativa em primeira pessoa, no qual cada capítulo é dedicado a visão de um dos meninos.  A obra narra o cotidiano deles nas situações de convívio com o HIV, as descobertas, o desespero de Ian, as frustrações de Henrique e as indecisões de Victor, que ama Henrique mas tem medo de contrair o vírus.

É uma leitura rápida (eu a fiz em um dia), mas que nos envolve completamente. Temos personagens reais do mundo LGBT+, temos uma visão real do cotidiano, sendo que qualquer um dos personagens poderia ser seu amigo, vizinho ou irmão. Sendo o tema central essa descoberta e convívio com a doença, os demais planos contidos na história, são tão comuns do nosso dia-a-dia que parece um diário.

Trazer o tema do HIV/AIDS sem qualquer pudor, escrito de modo aberto e sensato, foi o trunfo do autor neste livro. Muitos dos mitos são postos abaixo nessa leitura, que contém tantas informações boas que deveria ser leitura obrigatória para o público juvenil. Sem contar as discussões sobre sexualidade e a descoberta de si mesmo. Com uma história tão real, chegamos a nos envolver tanto que queremos ter amizade com esses garotos, como queríamos que eles fossem reais.

Lucas Rocha é pra mim uma aposta como um dos escritores prodígio dessa nova geração da literatura nacional, principalmente para livros juvenis/jovem adulto. Quando recebi este livro da editora para ler, comecei sem qualquer pretensão, e me apaixonei. Deem uma chance para este autor iniciante.

*Resenha repostada.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.