Heey gente, tudo bem??
Estava dando uma olhadinha no tumblr e vi uma postagem interessante, como a algum tempo eu não discutia um assunto interessante por aqui, resolvi trazê-lo para debate.
Sabia que um livro é publicado a cada 30 segundos? Sabia que entre 1490 e 2009 a média de publicações por ano subiu de 100 para 1.000.00 de livros? Sabia que demoraríamos 15 anos para ler os títulos de todos os livros já publicados no mundo?
Fatos muito interessantes para nós leitores, concordam? Confesso que o que mais me intrigou foi saber que a cada 30 segundos um livro é publicado no mundo. Mas então eu me perguntei, de todos esses livros publicados, quantos realmente são interessantes? Ou melhor, quantos deveriam ter sido publicados?
Não. Em momento algum estou dizendo que sou contra o crescimento dos lançamentos literários ao redor do mundo, mas venhamos e convenhamos, quem nunca pegou um livro em mãos e perguntou quem teve a santa coragem de publicá-lo?
O mercado literário está crescendo a passos de lebre atualmente, e talvez isso esteja acarretando num número de obras não tão interessantes sendo lançadas. Não que os livros sejam ruins, mas por vezes são mal escritos, ou mal revisados. E então nos vem mais um grande problema: as editoras que estão mais preocupadas em ganhar dinheiro do que publicar obras de verdadeiro valor.
Eu realmente não queria entrar nesse assunto de editoras que são pagas para publicar qualquer tipo de livro, pois por vezes esses livros pagos são bem interessantes, fora que é uma grande garantia para elas, mas acredito que as mesmas deveriam ao menos ler a obra antes de publicar.
No fim das contas, o aumento de livros lançados no mundo é muito proveitoso, obviamente; mas a má organização quanto ao lançamento dessas obras está fazendo com que os leitores pensem e repensem antes de comprar um novo livro desconhecido nas prateleiras das livrarias. Enfatizo que esse é um problema mundial.
Então acho que está no momento de privar pela qualidade, não pela quantidade. Também está no momento de conhecer novas obras, novos autores; dar uma chance para quem está começando. Desses 2.880 livros publicados por dia, mais da metade de ser super interessante. Não custa nada tentar, não é?