sobre livros e a vida

07/05/2014

Resenhas: Como fazer?

Heey gente, tudo bem??

Ando vendo por ai algumas resenhas que me fizeram repensar o conceito de resenha? Afinal, o que é resenha? Muitas pessoas estão achando que é apenas um breve resumo sobre um livro, ou informações de um produtos tiradas da internet, ou um texto repleto de spoiler de um filme. Sabe de nada, inocente. A resenha é algo bem mais complexo que isso, e o assunto do blog hoje é esse.

A resenha tem como principal propósito analisar uma obra e destacar seus pontos negativos e positivos de forma imparcial. Claro que o resenhista pode dar sua opinião, avaliando o produto que acordo com o seu gosto, a fim de familiarizar o leitor com tal produto, mas críticas que degradem o produto, de forma que faça acreditar que qualquer outra pessoa não vá gostar do mesmo, não são consideradas resenhas e sim textos de mal gosto.
As resenhas podem ser feitas sobre diversas coisas ou maneiras, existem resenhas de artigos de maquiagem, roupas, calçados, produtos de higiene e cuidado com a pele, bem como podem ser feitas em textos, vídeos ou fotos. Hoje falaremos sobre resenhas literárias. A resenha mais difícil de ser feita, acredito eu, por envolver muitos pormenores, mas que está sendo meio que banalizada,
Quando um leitor encontra-se disposto a comprar um livro, na maioria das vezes procura opiniões e críticas a respeito desse livro, então encontra as resenhas. Através delas – e dos pontos de vista dos blogueiros – o leitor classifica aquela obra para si próprio. Dependendo dos gostos já demosntrados pelo blogueiro, ele pode definir se aquele livro fara seu estilo ou não, mediante, é claro, da opinião desse blogueiro sobre aquela resenha. Entenderam?

É mais ou menos assim: O leitor irá procurar compreender sobre os gostos do blogueiro, dessa forma compreenderá se a resenha crítica desse blogueiro é aceitavel para si ou se os gostos opostos limitam essa aceitação.
Muitas pessoas acreditam que apenas as resenhas positivas são bem aceitas. Leigo engano. Leitores estão a procura de desafios, e quando uma resenha é negativa ele procura entender o motivo e acaba rendendo-se a leitura do livro. E como cada qual tem seu gosto, muitas vezes o livro que foi avaliado como péssimo por um resenhista, pode tornar-se o melhor da vida de um leitor.
Chamei três blogueiras que admiro muito para responder duas quesões: O que torna uma resenha atrativa ou cansativa no seu ponto de vista? Quais elementos você acredita que tornam a resenha instingante a ponto do leitor querer comprar o livro?

Ceile MoraesEu gosto de opiniões diretas, claras e dinâmicas. A resenha pode ser enorme, mas preciso ter uma “conexão” com o texto, como se fosse um amigo contando o que achou do livro. Não gosto muito daquelas resenhas cheias de palavras rebuscadas, acho que perde um pouco a “pessoalidade e intimidade” que gosto. Acho uma resenha instigante quando o blogueiro consegue passar o entusiasmo dele, quando me emociono ou dou risada. Tudo isso só acontece quando o “autor” dá sua opinião sincera

Mirelle Candeloro: Na minha opinião, gosto de resenhas misteriosas, aquelas que contam uma parte do livro, mas deixam um “quê” de quero mais, nos instigando a ler. Não me importo com o tamanho. Sei que tem pessoas que não curtem resenhas longas, para mim, importa se são bem escritas. O fundamental é ter a opinião do blogueiro. Gosto quando o blogueiro está falando com a gente, de maneira impessoal, dizendo o que sentiu ao ler o livro e dialogando conosco. Como os blogueiros são pessoas como a gente, é através deles que teremos ideias dos sentimentos que cada livro irá eclodir na gente. Se um blogueiro morre chorando por causa de determinada história, isso me deixa muito curiosa para saber se vai acontecer o mesmo comigo. Se um blogueiro fica muito irritado com um final, curiosamente eu fico com vontade de ler o livro para saber o que o irritou.  No fim é isso, gosto de resenhas informais e cheias de opinião própria e, sinceramente, fujo de resenhas em vídeo e daquelas que usam milhares de gifs animados no texto. Detesto.

Thaís Teixeira: Eu gosto quando a resenha fala bem mais daquilo que o livro fez a pessoa sentir do que sobre a história em si. Prefiro resumos curtos, spoiler nunca! Detesto quando uma pessoa entrega o livro todo e mal fala o que sentiu por ele.
Pra mim fica cansativa quando detalha muito o resumo do livro e no último parágrafo escreve o que achou do livro em duas linhas. Gosto quando tem fotos, elas são bem atrativas, pois podemos ver detalhes da diagramação do livro.

A resenha é a forma pessoal – apesar de precisar ser imperssoal – do resenhista lidar e falar sobre determinado produto, sem degradar ou corromper a imagem desse produto. É também uma forma de apresentá-lo ao mercado com uma visão diferente da dos fabricantes, uma visão crítica. A opinião a respeito do produto não deve ser esquecida, as informações sobre o mesmo encontram-se na caixa ou quarta capa. Ao resenhar procure expôr seus pontos de vista, sua visão sobre aquilo. Como em uma redação, escreva o que você sente, mas sem parecer que o sentimento vem de você.

É isso. Não somos experts no assunto, mas demos as nossas opiniões como leitoras. Espero que tenham curtido o post e que compartilhem com os amigos.

Beijos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.