Heey, gente. Tudo bem??
Tem um tempinho que escrevi um post sobre a arte de fazer resenhas. Na mesma época rascunhei esse post agora. Escrevi, pensei, escrevi mais um pouquinho e guardei o rascunho no meu caderno. Não sabia quando ou se iria publicar, hoje estava folheando o caderninho de ideias e me deparei com ele. Pensei: Porquê não? Então bora lá.
Qual o real impacto que uma resenha negativa tem para uma obra literária? Será que é tão ruim ao ponto do autor se achar no direito de denigrir a imagem do resenhista? Será que o autor da resenha não tem o mesmo direito de ser preservado como o autor do livro teve, mesmo que a resenha tenha sido negativa? Se o resenhista for bom, claro. Afinal, não gostar de uma obra, ou apontar seus defeitos, não quer dizer que não se goste do autor ou da pessoa.
A internet e um poço sem fundo onde todo mundo acha que pode falar o que quiser sem que seja punido por isso. Estar aqui é dar a cara a bater todos os dias e esperar comentários maldosos ou mal articulados. Para estar aqui a pessoa tem que aprender a lidar com isso. Aprender que todo mundo tem uma opinião, e que ela em que ser respeitada caso não seja desrespeitosa. Ficou confuso? É simples. Se a pessoa expressou sua opinião, mas não te ofendeu, você tem que respeitar a dela.
Você sabia que muitas resenhas negativas despertam a curiosidade do leitor? Muitas vezes uma obra que foi criticada por um blogueiro é bem aceita por um leitor desse mesmo blog. Negativa ou positiva, uma resenha impacta diversos leitores e a obra resenhada passa a ser conhecida por um número maior de pessoas, muitos desses irão ler e poderão apreciar.
É do bom senso do resenhista escrever sobre a obra de forma íntegra e impessoal, de forma a nunca denegrir a imagem do autor. Mas também é dever do autor entender que sua obra está sujeita a gostos diferentes e que desgostos podem ocorrer. Denegrir a imagem do resenhista perante outros autores é a receita do fracasso. Assim como os autores conversam sobre os blogueiros, os blogueiros também conversam sobre os autores. Dependendo da forma como os autores agem para com os blogueiros, eles podem ser excluídos da parte da blogosfera que realmente vende livros.
Então blogueiros cuidado ao fazer uma resenha negativa. Tenha porte e descreva pontos pertinentes que tenha te desagradado na obra, mas nunca desvalorize-a. E autores, aprendam a lidar um pouquinho melhor com as críticas. Uma resenha negativa não vai te levar ao fracasso, procure entender os pontos do resenhistas e melhorá-los, caso queira, em uma próxima obra.
BEIJos E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.