sobre livros e a vida

09/05/2019

Na Telona :: ‘Pokémon – Detetive Pikachu’

Atualmente estamos vivendo na era das adaptações em live-action, “Mogli” e mais recentemente “Dumbo” foram os filmes que tiveram esse tipo de abordagem e mostraram que ela pode sim ser bem-sucedida.

Esse tipo de filme é ousado e arriscado ao mesmo tempo. Por um lado pegar algo que deu tão certo em outro formato pode ser encarado como sucesso garantido pelo acumulo de fãs e pessoas que já conhecem a obra.

Só que por outro se torna algo questionável, já que se nos basearmos pelo histórico, as adaptações de games e animações geralmente não costumam ter uma resposta tão positiva, exemplos são ‘’Dragonball: Evolution” (2009) e “Death Note” (2017), que são até hoje ridicularizados na cultura popular.

Mas como uma obra de tanto sucesso como Pokémon poderia acrescentar nesse cenário? Bom, “Detetive Pikachu” responde essa pergunta.

 

O primeiro grande acerto do filme é não tentar ser épico demais, sua proposta é muito clara e ela funciona logo de cara, sua pegada mais “sessão da tarde” nos faz aceitar a abordagem mais aventuresca, não se apegando demais aos jogos e nem a animação, tirando certos elementos, dando assim uma maior originalidade.

Inicialmente a narrativa acaba sendo mais pesada e com um tom mais sério do que o imaginado, indo mais para o lado do mistério do que para o humor, sendo até deveras maçante, já que parece que o filme está se levando a sério demais.

Porém tudo isso muda quando somos apresentados a o melhor personagem do filme, o Pikachu, ou Detetive Pikachu, sendo dublado por Ryan Reynolds e aqui ele dá um carisma muito grande ao personagem, com suas tiradas que dão uma leveza ao filme e deixa ele muito mais divertido.

Sua relação com o protagonista Tim Goodman (Justice Smith) é um dos pilares da narrativa e pelo fato de ambos serem diferentes de personalidade eles acabam se completando.

O elenco de apoio é operante, mas nenhum outro personagem consegue se destacar, a parceira da dupla e interesse amoroso do protagonista, Lucy Stevens (Kathryn Newton) tem bons momentos, mas não tem tanto espaço em tela.

Com atuações boas, mas não excelentes, o filme se constrói em um roteiro inconsistente em sua abordagem, sendo uma história confusa, apesar de simples, tendo a montagem problemática em alguns momentos.

Quando o filme se assume como uma aventura clássica ele funciona muito bem, tendo a narrativa clara e sabendo onde ele quer chegar, mas quando o roteiro tenta ser mirabolante demais, ele acaba se perdendo.

Apesar do filme balançar nesse aspecto, visualmente ele é belíssimo, com uma cinematografia muito bonita e efeitos especiais impecáveis, ele enche os olhos de quem assiste, os pokemons mostrados no filme são muito bem produzidos e toda a cidade construída nos faz entrar de fato no universo criado.

O filme dura o tempo necessário, não ficando cansativo em momento algum, tem algumas referências as animações e games que respeita o fã, mas ao mesmo tempo agrada quem não é um conhecedor assíduo da franquia.

Detetive Pokémon é um filme que entrega aquilo que promete, é uma aventura divertida que agrada todos os públicos, apesar de ter um roteiro inconsistente.

Ele tem bons momentos que fazem dele um bom filme e mostra que esse pode ser um começo para as adaptações de games, que tanto foram ridicularizadas e agora parecem estar alcançando sua redenção, mostrando que esse tipo de filme é sim possível.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.