sobre livros e a vida

07/11/2019

Na Telona :: ‘Doutor Sono’

Após os acontecimentos no Hotel Overlook, Danny Torrance e sua mãe, Wendy, mudam-se para a Flórida, na tentativa de reconstruir suas vidas. Danny ainda tem pesadelos constantes com os habitantes do hotel, mas suas habilidades de Iluminado estão se aprimorando e ele consegue enfrentar seus medos.

30 anos depois, Dan Torrance está adulto e enfrenta sérios problemas com o álcool. Após uma noite intensa, ele decide largar tudo e muda-se para uma pequena cidade, onde consegue um emprego e se reabilitar de seu vício. Tudo que Dan quer é esquecer os traumas de seu passado e afogar seus dons, mas não é bem isso que vai acontecer.

Abra é uma menina iluminada, uma das mais poderosas que já existiu em séculos. Ela faz contato com Dan e os dois passam a se comunicar através da parede de lousa do quarto do homem. À princípio, tudo não passava de uma diversão para ambos, até que Abra tem algumas revelações que podem colocar sua vida em risco.

Existe um grupo, conhecido como o Nó, que para prorrogar sua vida se alimenta do vapor produzido pelos iluminados. Ao longo dos anos, eles tem matado cada vez mais crianças especiais e sua última vítima aparece nos sonhos de Abra pedindo por socorro.

Agora, Dan precisará decidir se vai ignorar o chamado de ajuda de sua nova amiga, mesmo ela correndo um sério perigo, ou se deixará seus anseios de lado e enfrentará este novo inimigo. Estará ele preparado para encarar os fantasmas de sua mente e reviver seu passado mais uma vez?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir!

***

Eu sou um grande fã das obras de Stephen King e, particularmente, acho O Iluminado uma de suas melhores obras. A adaptação para filme, lançada em 1980, pode não ser boa para o escritor, mas é inegável que tornou-se um dos clássicos do cinema cult. Então, quando a continuação foi anunciada, fiquei bastante empolgado, apesar de não saber bem o que esperar.

O filme se inicia com várias lembranças dos acontecimentos de O Iluminado. Gostei muito do modo como o diretor recriou os cenários e conseguiram atores bem parecidos com os do filme original para essa continuação. Após isso, somos reinseridos na vida de Danny, agora Dan, no ano de 2011, vivendo perigosamente com o álcool como melhor amigo.

Já em 2019, temos um Dan recuperado e iniciando sua conexão com Abra. A menina foi, de longe, minha personagem favorita desse filme. Ela é bastante determinada e está aprendendo desde nova a lidar com seus poderes, mesmo que seus pais tentem ignorá-los e fazer com que ela viva uma vida normal.

Os vilões desse filme, o grupo Nó, foram muito bem desenvolvidos. Eu senti um ódio enorme de todos eles e torci constantemente para que sua ruína chegasse. A turma é liderada por Rose, the Hat, e ela é ardilosa demais. Rebecca Ferguson está maravilhosa no papel e deixa até o espectador mais exigente satisfeito.

O único defeito do filme, para mim, foi a duração. Senti que se o filme tivesse uns 40 minutos a menos não perderia nada. O início, que apresentou todo o cenário e ambientou o filme, foi um tanto lento demais. Muita coisa ali poderia ter sido cortada, o que deixaria o filme mais dinâmico.

Fora isso, Doutor Sono chega pra consagrar mais uma obra do mestre do terror nas telonas e, como disse o próprio King, reparar os erros de O Iluminado. Eu super recomendo essa obra a todos os fãs de King e de cinema. Vale super a pena.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.