sobre livros e a vida

21/02/2019

Na Telona :: ‘A Morte Te Dá Parabéns 2’

O gênero terror é um enorme campo de possibilidades, mas nos últimos anos é notório o desgaste que esse tipo de narrativa vem sofrendo e um declínio considerável na qualidade cinematográfica no geral, onde vemos produções seguirem sempre o mesmo padrão não se permitindo ousar e nem se reinventar.

Essa renovação nos filmes do gênero não elimina a possibilidade de utilizar abordagens já estabelecidas em diferentes longas, mas sim endossa a ideia de criar uma obra original que traga junto com o gênero horror uma característica que o lhe diferencie dos demais longas, e isso aconteceu com “A Morte te dá Parabéns (2017)”.

Este é um filme que não se envergonha de se assumir escrachado, não se levando a sério e criando um filme com identidade própria apesar de utilizar elementos apresentados em filmes anteriores como o fato de reviver o mesmo dia inúmeras vezes já apresentado em “Feitiço do Tempo (1993)” este sendo o clássico de comédia romântica estrelado por Bill Murray, no qual o longa se assemelha bastante apesar da diferença de gênero.

Creditado como um filme de terror, vemos uma dualidade dos tons apresentados no primeiro longa que se estende diretamente a sequência lançada menos de dois anos depois, sendo uma continuação direta do filme original trazendo novamente Tree (Jessica Rothe) que mantém uma atuação divertida, trazendo uma personagem carismática e ao mesmo tempo com lampejos de dramaticidade que surpreende quem assiste.

No longa anterior e grande parte desse segundo filme, temos uma veia cômica muito característica, mostrando que essa mescla entre tons pode ser bem feita contanto que o filme se assuma dessa forma. O grande problema de “A Morte te dá Parabéns 2 (2019)” é justamente querer ser maior do que ele realmente é, se levando muito a sério em alguns momentos e tentando explicar demais os motivos pelos quais as situações acontecem, o que acaba tirando o fator mistério tão presente no primeiro filme.

O motivo pelo qual essas justificativas são expostas é coerente mas não parece ter sido a melhor saída, já que tirou a grande essência que o antecessor construiu. A continuação tem seus méritos em mostrar alguma evolução de personagens, como a narrativa segue a mesma premissa do primeiro é difícil mensurar isso já que ambos vivem o mesmo dia várias vezes.

Porém, se baseando na protagonista, seus traumas do passado e toda sua construção como personagem faz com que nos importemos com ela e sua relação com Carter (Israel Broussard) que aqui se mantém como um coadjuvante, ficando a sombra de Tree.

Contudo, ele funciona como peça chave para entendermos em que realidade a trama se encontra, já que esse elemento de realidade alternativa é abordado de uma maneira que até funciona no sentido de assim conseguirmos identificar as demais camadas da protagonista, abrindo espaço para explorar o seu lado mais sentimental.

A maneira que o filme trabalha isso é problemática no sentido de tentar trazer explicações genéricas e mirabolantes demais, perdendo sua essência que está presente no primeiro longa e aqui nesta sequência em alguns momentos é deixada de lado.

Quando o filme se assume de fato e começa a não se levar tanto a sério, temos as melhores cenas que aqui estão cada vez mais atreladas ao humor do que a o horror em si. Ele consegue divertir quando consegue rir das próprias situações.

Só que a narrativa claramente busca um aprofundamento maior, o que funciona em certos momentos, principalmente na relação entre Tree e sua mãe que rende situações bem comoventes, sendo um contraponto para todos os outros personagens que são todos funcionais na maioria das vezes e rendem momentos hilários, com diálogos divertidos e situações que de tão bizarras fica difícil controlar o riso.

A Morte te dá Parabéns 2 tem algumas mudanças de tons que atrapalham em certos momentos, mas é inegável dizer que é uma sequência digna de ser assistida, principalmente pra quem gosta da premissa estabelecida ainda no primeiro longa que termina exatamente onde esse dá seu ponto de partida, dando a impressão que é como se fosse um filme apenas dividido em duas partes e mantendo a esperança de uma continuação considerando que o filme não se preocupa em seguir uma abordagem linear.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.