sobre livros e a vida

13/03/2019

Livros sobre mulheres extraordinárias

Oi gente!

Março é conhecido popularmente como mês das mulheres. Para ilustrar este mês maravilhoso, hoje trago a vocês livros com histórias reais de mulheres reais que lutaram muito para alcançar seu lugar de destaque em meio a uma sociedade machista e patriarcal.

Estrelas além do tempo – Margot Lee Shetterly

Devido a falta de mão de obra decorrente da Segunda Guerra Mundial, a indústria aeronáutica americana contrata matemáticas negras para atuar em seu quadro de funcionários. Denominada de ‘computadores humanos’, a três continuam trabalhando para o governo passando a fazer parte do quadro de funcionários da NASA em uma época  que a segregação racial vigorava nos EUA. Essas três mulheres espetaculares (Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson) garantiram que os EUA ganhassem a corrida espacial contra a então União Soviética.

Em inglês, o nome do livro é Hidden Figures (algo como Figuras escondidas em tradução livre), o que faz muito sentido uma vez que poucas pessoas conheciam a história delas. Eu mesma só tomei conhecimento da história delas e do livro quando ouvi falar do filme baseado na obra. É uma história que nos faz refletir sobre o que é ser mulher em uma sociedade machista, o que é ser negro em uma sociedade racista e, principalmente, o que é ser uma negra mulher em uma sociedade destas.

 

As cientistas – Rachel Ignotofsky

Este livro traz biografias compactas e objetivas de cinquenta mulheres que atuam nas diversas áreas da ciência. As biografias abrangem personalidades do mundo antigo até o contemporâneo desde Hipatia a Katherine Johnson – sim a mesma do livro anterior). O livro é repleto de ilustrações, feitas pela autora, e traz também inforgráficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.

Esse livro traz a singela beleza de ser uma leitura gostosa e informativa tanto para crianças quanto para adultos. Uma obra que celebra as realizações das mulheres dentro da engenharia, biologia, astronomia, química, física e muitas outras áreas, sendo inspirações para as novas gerações de futuras cientistas.

 

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil – Duda Porto de Souza

Se tem algo que pecamos como brasileiros, e principalmente, como mulheres, é em ter conhecimento das mulheres que marcaram a história desse país mas que passam na sombra de muitos homens. Em Extraordinárias, a autora Duda Porto de Souza traz a biografia de mulheres brasileiras que impactaram a história do país e que, direta ou indiretamente, impactaram nossas vidas de alguma forma, contudo, não aparecem frequentemente nos livros.

Este livro tem uma importância significativa por resgatar a vida e história de mulheres, do século XVI até hoje, para mostrar que este país não se construiu apenas com homens. O livro é ilustrado com retratos feitos por artistas brasileiras.

 

50 Brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer – Débora Thomé

Com uma escrita feita para agradar crianças, mas que não deixa a desejar para também atingir o público adulto, este livro traz a história real de heroínas da vida real. A autora reúne nessa obra biografia de grandes mulheres do Brasil e conta com ilustrações feitas por mulheres. O livro conta aventuras e desafios de mulheres fortes e fantásticas para inspirar garotas e garotos a nunca desistirem do que desejam, mesmo quando tudo parece perdido.

 

 

 

Afiadas: as mulheres que fizeram da opinião uma arte – Michelle Dean

Muitas mulheres transformaram o panorama da época em que viviam através de suas opiniões, influenciando, de tal forma, autores e autoras, moldado o cenário cultural ao longo das décadas. São estas mulheres que são foco deste livro. Nele encontramos mulheres de diferentes origens que possuíam opiniões políticas e artísticas divergentes daquelas em voga no tempo em que viveram. a obra traz biografia, crítica literária e história cultural destas mulheres.

O único pecado deste livro é dar um grande enfoque nas mudanças que tais mulheres provocaram na cultura dos EUA apenas. Seria interessante ter uma visão mais global acerca do assunto e também, englobar alguns outros séculos além do século XX.

 

Gostaram? Têm algum livro sobre mulheres extraordinárias que gostariam de indicar? Deixem nos comentários.

BEIJÃO E ATÉ MAIS!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.