sobre livros e a vida

10/05/2023

Identidades Cruzadas, de Harlan Coben

Identidades Cruzadas é a continuação direta de O Menino do Bosque, livro publicado por Harlan Coben no ano passado. Eu gostei muito da história do primeiro livro e fiquei muito feliz quando soube que o autor iria trazer novamente estes personagens para uma nova aventura.

No primeiro livro conhecemos Wilde, que aos sete anos foi encontrado morando sozinho em uma floresta. Ele ainda não tem pistas sobre o seu passado e como ele foi parar lá, mas ele está em busca de respostas e não vai sossegar até encontrá-las.

Tudo começa a se encaminhar quando Wilde coloca seu DNA em um site, em busca de possíveis parentes e uma combinação aparece. O homem em questão tem genes compatíveis com Wilde que indicam que ele é seu pai.

Wilde decide procurar o homem e tentar entender o que aconteceu em sua infância, mas termina o encontro com mais perguntas do que respostas, até uma nova combinação surgir no site junto a um pedido de ajuda, que faz os sentidos de Wilde se alertarem.

Agora, Wilde se vê em meio a uma perigosa investigação, repleta de intrigas, assassinatos e fofocas de reality show. Seu passado está a apenas um passo de ser desvendado, mas ele precisará correr contra o tempo se quiser que todas as respostas sejam encontradas. Quem quer tanto manter seu passado em segredo, a ponto de querer machucá-lo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Depois de tantas experiências maravilhosas com obras de Harlan Coben, eu decidi que leria tudo que o autor escrevesse. Ainda tenho algumas obras antigas para desfrutar, mas busco ler todos os seus lançamentos mais recentes assim que disponíveis. Então quando a Arqueiro anunciou o lançamento de Identidades Cruzadas, eu imediatamente solicitei o meu exemplar e corri para a leitura.

Wilde foi um personagem que me cativou muito em O Menino do Bosque. Ele e sua parceria com Hester Crimstein tornaram o livro ainda mais dinâmico e fluido e eu estava curioso para ver como isto seria nesta continuação.

Um dos pontos positivos do livro foi ver Wilde, com seu jeito fechado e turrão, tendo que se envolver nas mais diversas fofocas de subcelebridades para tentar encontrar seu possível parente. Foi difícil não rir em alguns momentos quando estas cenas eram contextualizadas, já que o cara vive numa cápsula no meio da floresta e nem televisão tem.

O mistério, claramente, é um dos pontos altos do livro. Uma coisa vai levando a outra e quando você acha que entendeu para onde Harlan está indo, ele te joga um plot twitst na cara e você se vê perdido outra vez. No final, tudo sempre se conecta, mas são tantas pistas soltas que fica muitas vezes impossível construir uma teoria concreta ao invés de meras especulações e é isso que eu amo nos livros do autor.

Conforme a leitura foi avançando, o livro ficou impossível de largar. Chegou um ponto que eu mal respirava entre uma página e outra, tamanha minha ansiedade em saber o que ia acontecer e quem era o verdadeiro culpado. E é claro que, mais uma vez, era alguém que eu nem desconfiava. Mesmo quando eu tento furar a bolha, Harlan me faz de palhaço e eu caio. Amei, 5 estrelas.

Identidades Cruzadas foi uma continuação que talvez não fosse necessária, mas que agregou à história de Wilde e me agradou. Se Coben quiser escrever mais livros com este personagem, eu com certeza lerei. Recomendo demais a leitura, vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.