Hey Galerinha!
Hoje venho trazer para vocês um post um pouco diferente do que estão acostumados a ver no blog. Eu sou uma apaixonada por cinema e tudo relacionado a esse meio, então resolvi fazer alguns especiais com os ícones que mais me agradam nessa temática.
E para iniciar não poderia escolher outra pessoa se não o único e inigualável Tim Burton.
Tim Burton é um dos meus cineastas favoritos e sempre que penso em um grande nome do cinema, ele me vem à mente. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas obras?
Burton é uma das poucas pessoas da qual tenho conhecimento que conseguiu criar um universo totalmente seu dentro de seus filmes, os quais são caracterizados pelo constante ar sombrio e macabro. Acho que esse estilo exótico do Tim é o que mais me agrada nele, como pessoa e cineasta, pois é preciso muita coragem para encarar o desafio que é produzir filmes nesse estilo.
Tim iniciou sua carreira no cinema em 1985, com o filme As Grandes Aventuras de Pee-wee. Logo veio a produção de Os Fantasmas se Divertem, mais conhecido como Beetlejuice, em 1988. Este ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem, e assim, a fama de Tim só foi aumentando.
Em 1989, Burton dirigiu o primeiro filme da franquia Batman, da Warner Bros. Esse filme lhe rendeu seu primeiro Oscar de Direção de Arte. Logo após Batman, em 1990, veio um de seus maiores sucessos: Edward Mãos de Tesousa. Edward é um dos meus filmes favoritos dirigido pelo Burton, apesar de eu nem ser nascida quando o mesmo foi lançado. Edward também marca o começo da incrível parceria entre Burton e Johnny Depp.
Em 1992, Burton dirigiu o segundo filme da fraquia da Warner: Batman Returns. 1993 foi marcado na história do cineasta com o clássico O Estranho Mundo de Jack. Esse filme, sem sombras de dúvidas, é um dos meus filmes de animação preferidos de todos os tempos. É impressionante como tudo nele é perfeito; a animação, a trilha sonora (que por sinal tem o divo do Marilyn Manson), o enredo, TUDO! Se você ainda não assistiu, tá esperando o que? Corre pra baixar!
Em 1994, Burton dirigiu e produziu Ed Wood, seu segundo filme com Depp. Essa produção ganhou dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Maquiagem. Também produziu Um Gaiato no Navio nesse ano. 1995 e 1996 foram marcados por Batman Eternamente e Marte Ataca!, respectivamente.
1999 trouxe para Tim o seu segundo Oscar de Melhor Direção de Arte, com o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Esse também é um dos meus queridinhos dentre o hall de produções do Tim. Também é o terceiro filme da parceria Burton/Depp.
Entre 1999 e 2005, Tim deu uma parada nas suas façanhas e dirigiu dois filmes de pouco sucesso perto dos outros: Planeta dos Macacos e Big Fish.
Em 2005, ele voltou com tudo. Produziu e dirigiu A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver, ambos com Johnny Depp. Não posso expressar em palavras meu amor por esses dois filmes e não consigo escolher um favorito entre os dois. A única coisa que digo é: Assistam!
A partir daí só vieram sucessos. 2007 garantiu outro Oscar de direção para Tim, com o filme Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
Já em 2010, Burton dirigiu uma das melhores adaptações que já vi na minha vida: Alice no País das Maravilhas. Acho que a maioria de vocês assistiram esse filme, mas não sei se todos apreciaram a verdadeira arte que ele é. A escolha do elenco foi maravilhosa, a fotografia e trilha sonora do filme são maravilhosas. Tudo ficou perfeito! Tanto que o filme ganhou dois Oscars: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Tim Burton apronta novamente!
Ano passado Burton nos presenteou com três produções, também maravilhosas: Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros, Sombras da Noite e a animação Frankenweenie.
Agora nos resta aguardar anciosamente para ver se ele nos dará o ar da graça em 2014. Enquanto não temos mais notícias dele na telona, vamos aproveitar esses dois videos maravilhosos.
O primeiro é uma animação da filmografia do Tim que encontrei por acaso no Youtube. Gostei tanto que tenho que compartilhar com vocês.
O segundo é um stop-motion de 1982, um dos primeiros trabalhos de Tim com animação e também um de seus primeiros curta metragem. Apesar de curtinho, Vincent é encantador. Confiram.
Espero que tenham gostado da postagem. Comentem e sugiram grandes nomes do cinema para que eu possa continuar com esse especial.