Heey gente, tudo bem?
Palavras centralizadas e em itálico são trechos do samba enredo da escola.
Quando se fala em cultura brasileira não tem como não lembrar de Vinícius de Moraes. Poeta, compositor, autor, dramaturgo; Vinícius de Moraes é o que há de melhor na história do Brasil. Aproveitando o centenário do grande homem, a Escola de Samba União da Ilha do Governador levou para a Sapucaí o enredo: “Vinicius, no plural. Paixão, poesia e carnaval.”, e fez a histeria dos amantes das artes.
Surgiu, ao som do mar, um poeta
Que brincava na areia
Na Ilha um menino, sempre a sonhar
Autor de Garota de Ipanema, a música brasileira mais conhecida no mundo, toma Ai se eu te pego, e de doze livros com temas distintos. O que não faltou foi assunto para ser retratado na maior festa popular do planeta.
Fez da sua vida um poema
E viveu a declamar
“Como é bom se apaixonar”!
Ó pátria amada, recebe esse menestrel!
A comissão de frente já vinha com uma grande surpresa. Livros gigantes relatavam a história de vida do artista., ‘O Encontro com o poeta’, como foi chamada. A primeira alegoria era ‘Memórias da Ilha – O Menino’, que retrava o fato de Vinícius ser apaixonado pela escola.
Voz do morro na folia, Orfeu chegou, raiou o dia!
Levou a bossa no “Tom” d’alegria
Se é canto de Ossanha menina, então não vá!
Um berimbau vai ecoar…
Vem, meu camará!
Uma das alegorias retratava o Teatro Municipal, alas traziam componentes com o violão na mão, outras eram representadas por palavras que marcaram os livros do autor. As baianas vieram de azul e branco, retratando a fase em que o compositor viveu na Bahia e a religião do Candomblé, a qual ele adotou.
“Menininha me chamou…vou pra Bahia
Sou da linha de Xangô…caô, meu guia
Odoyá…Yemanjá!
À bênção meu Pai Oxalá!”
E para melhor tudo, Toquinho, parceiro de Vinícius, teve um grande destaque em uma das alegorias. Ou seja, um desfile que retratou com perfeição a história de vida desse grande poeta, ao qual o Brasil deve respeito e orgulho.
Onde anda você…”Poetinha”?
Saudade mandou te buscar
A Ilha é paixão na Avenida
Mais que nunca é preciso cantar!
As Escolas de Samba são uma das poucas coisas do Carnaval que eu paro para observar. Realmente é fascinante a forma como os carnavalescos entregam seus talentos ao show. Nunca imaginei que veria Vinícius de Moraes protagonizando um desses shows, mas fiquei muito satisfeita por isso… E sim, eu estava grudada na tela da TV às 4:00hs da manhã assistindo ao desfile, e não posso descrever o quão maravilhoso foi.
Post base para as informações principais e fotos
aqui.
Beijoos