sobre livros e a vida

11/02/2013

Centenário de Vinícius de Moraes é comemorado na Sapucaí!

Heey gente, tudo bem?

Palavras centralizadas e em itálico são trechos do samba enredo da escola.

Quando se fala em cultura brasileira não tem como não lembrar de Vinícius de Moraes. Poeta, compositor, autor, dramaturgo; Vinícius de Moraes é o que há de melhor na história do Brasil. Aproveitando o centenário do grande homem, a Escola de Samba União da Ilha do Governador levou para a Sapucaí o enredo: “Vinicius, no plural. Paixão, poesia e carnaval.”, e fez a histeria dos amantes das artes.

Surgiu, ao som do mar, um poeta
Que brincava na areia
Na Ilha um menino, sempre a sonhar

Autor de Garota de Ipanema, a música brasileira mais conhecida no mundo, toma Ai se eu te pego, e de doze livros com temas distintos. O que não faltou foi assunto para ser retratado na maior festa popular do planeta.

Fez da sua vida um poema
E viveu a declamar
“Como é bom se apaixonar”!
Ó pátria amada, recebe esse menestrel!

A comissão de frente já vinha com uma grande surpresa. Livros gigantes relatavam a história de vida do artista., ‘O Encontro com o poeta’, como foi chamada. A primeira alegoria era ‘Memórias da Ilha – O Menino’, que retrava o fato de Vinícius ser apaixonado pela escola.

Voz do morro na folia, Orfeu chegou, raiou o dia!
Levou a bossa no “Tom” d’alegria
Se é canto de Ossanha menina, então não vá!
Um berimbau vai ecoar…
Vem, meu camará!

Uma das alegorias retratava o Teatro Municipal, alas traziam componentes com o violão na mão, outras eram representadas por palavras que marcaram os livros do autor. As baianas vieram de azul e branco, retratando a fase em que o compositor viveu na Bahia e a religião do Candomblé, a qual ele adotou.
“Menininha me chamou…vou pra Bahia
Sou da linha de Xangô…caô, meu guia
Odoyá…Yemanjá!
À bênção meu Pai Oxalá!”

E para melhor tudo, Toquinho, parceiro de Vinícius, teve um grande destaque em uma das alegorias. Ou seja, um desfile que retratou com perfeição a história de vida desse grande poeta, ao qual o Brasil deve respeito e orgulho.

Onde anda você…”Poetinha”?
Saudade mandou te buscar
A Ilha é paixão na Avenida
Mais que nunca é preciso cantar!

As Escolas de Samba são uma das poucas coisas do Carnaval que eu paro para observar. Realmente é fascinante a forma como os carnavalescos entregam seus talentos ao show. Nunca imaginei que veria Vinícius de Moraes protagonizando um desses shows, mas fiquei muito satisfeita por isso… E sim, eu estava grudada na tela da TV às 4:00hs da manhã assistindo ao desfile, e não posso descrever o quão maravilhoso foi.
Post base para as informações principais e fotos aqui.
Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.