Oi, gente. Tudo bem?
Na última terça-feira tive a grande oportunidade de participar de outra cabine de imprensa aqui em Porto Alegre e hoje vim contar pra vocês o que achei do filme em questão, que é mais uma adaptação chegando às telonas este ano. Vamos conferir?!
Filme: Garota Exemplar
Título Original: Gone Girl
Diretor: David Fincher
Lançamento: 02 de outubro de 2014
Duração: 2h29min
Distribuidora: Fox Filmes
Classificação: 16 anos
Sinopse: Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Nick e Amy Dunne se conheceram em uma festa e sua conexão foi instantânea. Logo eles se apaixonaram e entraram em um relacionamento sério. Após dois anos Nick finalmente pede a mão de Amy em casamento e nada poderia estragar essa relação… exceto a mesmice.
Os primeiros anos de casado foram ótimos. Os dois prometeram que nunca seriam aquele casal onde o homem é frio e a mulher é controladora, mas chega um certo momento no casamento em que o que eles querem não importa mais.
Amy sempre teve dinheiro. Ela vivia muito bem em Nova Iorque com o dinheiro dos pais, que escreveram a série de livros “Amy Exemplar”, baseados na vida dela. Nick é um escritor fracassado. Após perder o emprego ele torna-se aquele homem que jurou nunca ser.
Nick fica doente convence a esposa a mudar-se de volta para sua cidade natal, em Missouri, para cuidar da mãe doente, mas infelizmente ela falece. Desolado com a perda e sem uma carreira de sucesso, ele e sua irmã gêmea, Margo, abrem O Bar e passam a viver disso até Nick arrumar um emprego como professor na universidade local.
No dia das bodas de cinco anos de casados, Nick sai para trabalhar como num dia qualquer. Após voltar para casa ele encontra uma cena de invasão e Amy está desaparecida. A polícia é acionada e a detetive
Rhonda Boney é a encarregada do caso.
Aparentemente, Nick e Amy são um casal perfeito, mas conforme as investigações vão avançando, a detetive Boney vai percebendo que Nick não sabe quase nada a respeito da esposa. Quando provas começam a ser encontradas e muitas delas suspeitas demais, Nick é apontado como o principal suspeito do desaparecimento da esposa.
Porém, todo ano em suas bodas, Amy faz uma caça ao tesouro com Nick, indicando pistas até ele encontrar seu presente. Desta vez, as pistas podem leva-lo ao que realmente aconteceu naquela manhã do desaparecimento e as respostas que ele vai encontrar podem não ser as melhores possíveis.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir.
Eu resolvi me aventurar assistindo Garota Exemplar sem ter lido o livro antes. Esse tipo de roteiro, repleto de reviravoltas, é um estilo que me atrai bastante e saber o que ia acontecer antes que acontecesse não seria interessante de forma alguma.
É impossível falar mais sobre a trama sem soltar spoilers, pois um dos pontos altos da trama é justamente que cada detalhe é de suma importância, fora o prazer de acompanhar cada passo rumo à descoberta do que realmente aconteceu.
O filme acompanha duas narrativas. Na primeira, sob o ponto de vista de Nick, vamos acompanhando o rumo das investigações e vendo a vida do homem mudar radicalmente, transformando-o no homem mais odiado do país após ser acusado de ter matado Amy. De outro lado, acompanhamos os pensamentos de Amy, através de flashbacks narrados em seu diário.
A caracterização dos personagens torna difícil você escolher um lado na briga de casal. Nick tem um jeito todo abobalhado e em certos momentos você torce para que ele seja inocente, mesmo com tantas provas incriminadoras contra ele. Só que nisso você conhece Nick pelos olhos de Amy, como um homem frio e arrogante, e passa a questionar a postura dele e compreender a grande tristeza da esposa.
As atuações estão impecáveis. Ben Affleck passa longe de ser meu ator favorito, mas dessa vez ele realmente me surpreendeu ao incorporar o personagem de uma forma quase real. Rosamund Pike deu um show à parte. Ela conseguiu captar as diversas nuances de Amy e passa-las para os espectadores com maestria. Se essa mulher não ganhar ao menos uma indicação ao Oscar, a injustiça em Hollywood vai ser desmascarada.
Carrie Coon, a Margo, também me cativou bastante. A personagem é o porto seguro do irmão gêmeo e passa por diversos conflitos para protege-lo e sempre ser a voz da razão, mas sem nunca sequer duvidar de sua inocência. Coon soube interpretá-la como ninguém. O mesmo aconteceu com
Kim Dickens, a Rhonda, que realmente incorporou uma detetive, com seus trejeitos e ações. Adorei.
Minha única ressalva é quanto a participação de Neil Patrick Harris no longa. Ele interpreta Desi Collings, um ex-namorado de Amy. Acho Neil um excelente ator (Well que não ouça alguém dizer o contrário) e esperava que ele tivesse um destaque maior na trama, mas sua participação foi rápida e um tanto apagada, embora tenha sido muito bem atuada.
Amei o modo como o filme foi encerrado. Ouvi diversas pessoas falando que o alterariam o final do livro, mas conversando com pessoas que o leram, o desfecho foi realmente fiel. Devo dizer também, para aqueles que não leram, que é algo totalmente inesperado e te deixa de queixo caído até um bom tempo após os créditos finais subirem.
Outro ponto positivo do longa foi a forma como mostraram o jornalismo sensacionalista. Cada atitude de Nick, seja um relapso de dois segundos, era rigidamente crucificada, transformando-o em um monstro diante da câmera, sem se importar na averiguação dos fatos, desde que rendesse audiência ou visualizações.
Eu com certeza recomendo este filme a todos. Sem sombra de dúvida, Garota Exemplar foi um dos melhores longas que eu assisti esse ano e é mais um que entrará para minha coleção de DVD’s para assistir sempre que possível. Vão para a sessão de mente aberta e preparem-se para ser surpreendidos como nunca antes.
TRAILER
BEIJos E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique
AQUI e saiba como participar.