sobre livros e a vida

08/04/2022

Ventos de Mudança, de Beverlyn Jenkins

Ventos de Mudança é o primeiro volume da série Mulheres Pioneiras lançado pela Editora Arqueiro. Cada livro trás protagonistas diferentes, então podem ser lidos de forma independente. Narrado em terceira pessoa, o livro é um romance histórico e tem como pano de fundo a Nova Orleans da década de 1860, trazendo um contexto histórico sobre o período em que ocorreu a abolição da escravatura e como mesmo após essa libertação os ex-escravizados ainda se encontravam em situações de submissão, sendo obrigados a aceitar trabalhos braçais por baixas remunerações.

Aqui nós conheceremos Valinda Lacy, uma professora preta de 28 anos que se mudou para Nova Orleans com o propósito de ajudar essa comunidade de ex-escravizados a progredir através do estudo e da educação. No entanto, Valinda logo descobrirá como será difícil sua missão quando a escola onde dá aulas é atacada e sua vida é colocada em risco. Precisando de ajuda, o destino da nossa mocinha vai se cruzar com o do charmoso capitão Drake LeVeq, trazendo para a trama mais leveza através de um relacionamento de amizade, respeito e querer bem que logo se transformará em algo mais.

Uma das coisas mais interessantes dessa obra, é que apesar dos clichês e das saídas fáceis para algumas situações que surgem no caminho dos nossos protagonistas, o grande foco aqui não é o romance. A autora nos faz refletir o tempo todo sobre segregação, racismo e sobre a importância que a educação tem na vida do ser humano.

Sobre o romance, só posso dizer que Drake Leveq me fez suspirar em muitos momentos com suas gentilezas e suas piadas de pirata. Outro ponto importante aqui é o significado de família. O amor e a interação entre os LeVeq me fizeram lembrar bastante da conexão conhecida entre os Bridgertons, o que foi um ponto super positivo na obra.

Para concluir, Ventos de Mudança foi uma leitura surpreendente, divertida, mas que também me arrancou boas lágrimas. De alegria, de emoção e de tristeza. A autora conseguiu criar uma trama com muita representatividade, com personagens carismáticos e com um romance que certamente te fará terminar a leitura com um sorriso bobo no rosto.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.